sistema sensorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Sensorial
Desde o início da vida, nós seres humanos estamos sujeitos a inúmeras influências internas e externas (hereditariedade e meio ambiente). A maneira como um indivíduo se comporta numa determinada situação, é o produto das influências que decorrem destes dois fatores. A este processo chamamos desenvolvimento, que usualmente conduz à maturidade e estabilidade do ser humano.

Éparte do sistema nervoso responsável pelo processamento de informações sensoriais.
As terminações sensitivas do sistema nervoso periférico são encontradas em dois grandes grupos:
Os órgãos dos sentidos especiais – olfato, gosto, visão, e audição;
As terminações nervosas capazes de serem percebidas em sensações gerais de calor, frio, tato, dor, pressão, energia mecânica ou energia química.
Osreceptores variam em sua complexidade. Os mais simples são terminações dendríticas livres na pele (por exemplo, os receptores da dor). Outros estão alojados em orgãos complexos dos sentidos, como o olho. Independente da complexidade, todos os receptores contêm os dendritos de neurônios sensitivos, isolados ou em íntima associação com células especializadas de outros tecidos.
Um Receptor converteum estímulo em um impulso nervoso, e somente após os impulso ser conduzi
dos a uma região da medula espinhal ou do encéfalo ele poderá ser intrgrado, determinando a identificação da sensação. A natureza da sensação e o tipo de reação gerada variam com parte do sistema nervoso central em que a sensação é integrada.
Classificação dos Receptores
Quimiorreceptores – são capazes de detectarsubstâncias químicas. Responsáveis pelos sentidos do paladar e olfato.
Termorreceptores – Detecta estímulos de natureza térmica, como variação de temperatura, através da pele da face, pés e das mãos.
Mecanorreceptores – correspondem estímulos mecânicos. Como nos ouvidos, que são capazes de captar ondas sonoras, e como órgãos de equilíbrio.
Fotorreceptores – Os fotorreceptores estão situados nos olhos, ecaptam m estímulos de luz. As células fotorreceptoras são os cones e os bastonetes.
Em relação ao local onde se capta os estímulos, os receptores sensoriais são classificados em:
Interorreceptores – Detectam estímulos das regiões internas do corpo.
Exterorreceptores – Detectam estímulos das regiões externas do corpo, ou seja, do ambiente, como a luz, calor, sons e pressão.Propriorreceptores – Detectam estímulos do interior do corpo, como movimento, tensão e estriamento muscular, são encontrados no esqueleto, nos músculos, ou no aparelho vestibular da orelha interna.
Sensações cutâneas (Pele, tato)
A pele é constituída por inúmeras estruturas que dotam os indivíduos com a sensação do tato, da pressão, do calor, do frio e da dor. Estes receptores encontram-se por toda a superfície dapele, em concentrações diferentes, o que leva a uma maior ou menor sensibilidade, dependendo da zona do corpo humano.
A percepção da sensação começa nos receptores sensoriais. Cada tipo de receptor sensorial possui um tipo de estimulo que lhe é adequado. Em geral os receptores táteis são estimulados por algum tipo de formação da fibra nervosa no interior do receptor.
Existem dois grandes grupos dereceptores, os corpúsculos e as terminações livres.
Corpúsculo é o termo utilizado em anatomia para designar uma parte do organismo, de dimensões muito pequenas e certas partes do sistema nervoso, tais como terminações dos nervos da pele que respondem à pressão; recebem a denominação decorpúsculos táteis.
Enquanto que as terminações livres(ou terminações nervosas livres) se distribuem por quasetodas as partes do corpo humano. Estas terminações nervosas que se ramificam na derme, atravessam a lamina basal e se penetram entre as células epiteliais; elas são mediadoras das sensações.

Sensação de tato e de pressão
As sensações de tato e de pressão estão muito relacionadas entre si, embora possuam receptores diferentes.
O tato caracteriza-se pela ação de um corpo sobre a pele,...
tracking img