Sistema sensorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: ____________________________________________________________

_________ Data: ____/____/_____

Professora: Claudia Di Lorenzo 8º anoDisciplina: Ciências

Sistema Sensorial

O sistemasensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Osestímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central. Por sua vez, o sistema nervoso central processa as informações, traduzindo-as em sensações e gerando respostas.É assim que enxergamos o que está ao nosso redor, sentimos quando alguém nos belisca, percebemos se a água do banho está fria, sentimos o gosto das comidas, entre muitas outras sensações.Em humanos, os principais órgãos do sistema sensorial são: pele, língua, nariz, ouvidos e olhos. Estes órgãos captam estímulos físicos ou químicos e os transformam em impulsos elétricos, quesão transmitidos ao sistema nervoso central.

Pele (tato)

A pele é o maior órgão do corpo humano e, além de outras funções, é responsável pelo tato. É através dela que percebemossensações como calor e dor. A pele possui milhares de células receptoras em sua superfície.
Dentre essas células, encontramos os corpúsculos de Pacini. O corpúsculo é um mecanorreceptor quecapta estímulos mecânicos, como movimentos ou alterações na pressão, e os transmite, na forma de impulsos elétricos, para o sistema nervoso central.

Língua (paladar)

A língua possuireceptores chamados de papilas gustativas, responsáveis pelo paladar. As papilas são quimiorreceptoras, isso quer dizer que elas são especializadas em detectar a presença de substâncias químicas....
tracking img