Sistema sensorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema sensorial é o sistema dos animais que engloba órgãos que recebem estímulos que são repassados para o sistema nervoso central, onde são interpretados e podem resultar numa reação do organismo[1].
O sistema sensorial é composto por receptores sensoriais, estruturas responsáveis pela percepção de estímulos provenientes do ambiente (exterorreceptores) e do interior do corpo(interorreceptores). Essas terminações sensitivas do sistema nervoso periférico são encontradas nos órgãos dos sentidos: pele, ouvido, olhos, língua e fossas nasais. Estes têm a capacidade de transformar os estímulos em impulsos nervosos, os quais são transmitidos ao sistema nervoso central, que por sua vez, determina as diferentes reações do nosso organismo.
Os sentidos fundamentais do corpo humano - visão,audição, tato, gustação ou paladar e olfato - constituem as funções que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Por meio dos sentidos, o nosso corpo pode perceber muita coisa do que nos rodeia; contribuindo para a nossa sobrevivência e integração com o ambiente em que vivemos.
Existem determinados receptores, altamente especializados, capazes de captar estímulos diversos. Tais receptores,chamados receptores sensoriais, são formados por células nervosas capazes de traduzir ou converter esses estímulos em impulsos elétricos ou nervosos que serão processados e analisados em centros específicos do sistema nervoso central (SNC), onde será produzida uma resposta (voluntária ou involuntária). A estrutura e o modo de funcionamento destes receptores nervosos especializados é diversa.
Osistema sensorial é bastante complexo, a fim de cumprir a valorosa missão de detectar estímulos físicos e químicos. Ele é composto pelos órgãos dos sentidos: olhos, boca, fossas nasais, ouvidos e pele; associados aos sistemas nervoso periférico e central, responsáveis pela decodificação e interpretação de tais estímulos. Graças a ele, podemos perceber melhor o mundo e nosso corpo. Assim, além de boassensações, podemos escapar de problemas sérios, como evitar a ingestão de um alimento estragado, ao sentir o cheiro e gosto ruim, evitar queimaduras na pele, ao perceber que a água do banho está quente, etc.
Os receptores sensoriais são classificados de acordo com o estímulo que conseguem captar.

• Quimioceptores, sensíveis à presença ou concentração de determinadas substâncias, como osresponsáveis pelo paladar e olfato,
• Fotoceptores, sensíveis à luz, como os cones e bastonetes dos olhos,
• Termoceptores, sensíveis às mudanças da temperatura,
• Mecanoceptores, responsáveis pelas sensações tácteis e auditivas, e
• Terminações livres.
Para tipos de estímulos diferentes, temos terminações sensitivas, do sistema nervoso periférico, específicas. Assim, há osquimiorreceptores, para detecção de substâncias químicas; termorreceptores, que captam estímulos térmicos; mecanorreceptores, responsáveis pela captação de estímulos mecânicos; exterrorreceptores, relacionados aos estímulos ambientais (intensidade de luz, calor, pressão, etc.); propriorreceptores, que captam estímulos do interior do organismo; e interorreceptores, recebendo informações acerca dascondições internas do organismo. Tais terminações transformam os estímulos em impulsos nervosos, sendo transmitidos ao SNC, que é responsável pela interpretação dos mesmos e pelas reações corpóreas, ou seja: as sensações.

O sistema sensorial nos põe em contato com o mundo exterior. Por meio dos órgãos dos sentido, percebemos todas as coisas que nos rodeiam: suas formas, cores, sons, cheiros esabores. O sistema sensorial compreende a visão, a audição, a olfação, a gustação e o tato.

Sentidos Visão

ANATOMIA DO OLHO

Os globos oculares estão alojados dentro de cavidades ósseas denominadas órbitas, compostas de partes dos ossos frontal, maxilar, zigomático, esfenóide, etmóide, lacrimal e palatino. Ao globo ocular encontram-se associadas estruturas acessórias: pálpebras,...
tracking img