Sistema sensorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Sensorial

FORMADO POR ÓRGÃOS CAPAZES DE CAPTAR ESTÍMULOS DO MEIO EXTERNO AO CORPO QUE SERÃO TRANSFORMADOS EM IMPULSOS NERVOSOS POR CENTROS COORDENADORES, CÉREBRO E A MEDULA. OS CINCO SENTIDOS SÃO: VISÃO, AUDIÇÃO, TATO, OLFATO E PALADAR.

VISÃO

OS OLHOS RECEBEM OS ESTÍMULOS LUMINOSOS E ENVIAM IMPULSOS NERVOSOS AO CÉREBRO.
A VISÃO É UM DOS SENTIDOS MAIS IMPORTANTES: 80%DAS INFORMAÇÕES RECEBIDAS PELO NOSSO CÉREBRO CHEGAM PELOS OLHOS, QUE É O ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA VISÃO. MAS ENXERGAR É UM PROCESSO QUE TAMBÉM ENVOLVE O CÉREBRO, RESPONSÁVEL PELA COMPREENSÃO DAS IMAGENS QUE VEMOS DO MUNDO. ISSO SIGNIFICA QUE UMA PESSOA PODE SER CEGA MESMO TENDO OS OLHOS PERFEITOS – BASTA QUE SOFRA UM DANO NA REGIÃO DO CÉREBRO QUE COMANDA A VISÃO.

A ESTRUTURA DO OLHO

OGLOBO OCULAR MEDE CERCA DE 2,5 CENTÍMETROS DE DIÂMETRO E PESA EM TORNO DE 7 GRAMAS. ELE É O RESPONSÁVEL POR CAPTAR A IMAGEM QUE TEMOS DO MUNDO. A CAMADA EXTERNA DO GLOBO OCULAR É RECOBERTA POR UM TECIDO BRANCO, RESISTENTE E FIBROSO, CHAMADO ESCLERÓTICA.
No centro do olho, esse tecido é transparente e permite a passagem da luz. Essa área é chamada córnea. Na frente do olho, está a íris, onde háum orifício – a pupila – que permite a passagem da luz para o interior do olho.
No interior do globo ocular, existe uma camada chamada retina, que possui células que captam a luz. Essa luz é transformada em impulsos nervosos e enviada pelo nervo óptico até o cérebro.
Curiosidades da visão
- As pessoas cegas desenvolvem outros sentidos, como a audição e o tato, para poder interpretar o mundoao seu redor. Por isso foi desenvolvido o método braile de escrita e leitura para deficientes visuais. Esse método utiliza símbolos em alto-relevo para serem lidos com o tato.
- De modo geral, as aves têm visão mais desenvolvida do que os seres humanos. As aves de rapina conseguem enxergar uma presa pequena, como um rato, a mais de 100 metros de distância e com iluminação precária.

FORMAÇÃO DAIMAGEM

PROBLEMAS DE VISÃO

AUDIÇÃO

A AUDIÇÃO É UM DOS MEIOS PELOS QUAIS CONSEGUIMOS NOS COMUNICAR. O SOM É UMA FORMA DE ENERGIA, ASSIM COMO O CALOR E A LUZ. ELE SE PROPAGA PELO AR, PELAS ÁGUAS E PELOS OBJETOS. QUANDO É PRODUZIDO, FAZ COM QUE MINÚSCULAS MOLÉCULAS DO AR, DA ÁGUA OU DE OUTRO MATERIAL VIBREM OU BALANCEM DE UM LADO PARA OUTRO.
O som é medido em decibéis. O som maisbaixo que a orelha humana percebe varia entre 10 e 15 decibéis, o que equivale a um sussurro. O som mais alto está por volta de 90 decibéis. Mas, nessa altura, o som já pode prejudicar a audição. O barulho de uma britadeira, a um metro de distância, mede aproximadamente 130 decibéis.
A orelha é o órgão responsável pela audição. Está dividida em três partes:
● Orelha externa: na entrada daorelha externa está o pavilhão auditivo (conhecido popularmente como orelha), responsável por direcionar as ondas sonoras ao longo do canal auditivo. Funciona como se fosse um funil. O som é canalizado por um tubo e chega até uma membrana sensível – o tímpano. As ondas sonoras fazem essa membrana vibrar até chegarem à orelha média.
● Orelha média: abriga três pequenos ossos ligados entre si(martelo, bigorna e estribo) e as membranas que delimitam a orelha interna. Quando as ondas sonoras fazem vibrar o tímpano, este transmite as vibrações aos pequenos ossos, que as enviam para a orelha interna.
● Orelha interna: é preenchida por um líquido chamado linfa. Quando a orelha interna recebe as vibrações vindas do estribo – aquele último ossinho da orelha média –, a linfa vibra. Essas vibraçõestransformam-se em mensagens, que são enviadas ao cérebro, o qual, por sua vez, as percebe e interpreta.

Curiosidades da audição
- Em geral, pessoas que nascem com problemas de audição também têm dificuldades para aprender a falar, pois não conseguem ouvir o que os outros dizem.
- O cão possui audição muito mais desenvolvida que a humana. Por isso, existe um tipo de apito, usado por...
tracking img