Sistema sensorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO

O sistema sensorial é formado pelos órgãos dos sentidos cuja função é receber os estímulos vindos do ambiente e transformá-los em sinais neurais e enviá-los ao sistema nervoso central para que ele seja interpretado e uma resposta seja dada.
Para entender esse mecanismo veremos quais os tipos de órgãos envolvidos na visão, audição, olfato, tato e paladar.

2. Sistema Sensorial[pic]
O sistema sensorial é composto por receptores sensoriais, estruturas responsáveis pela percepção de estímulos provenientes do ambiente (exterorreceptores) e do interior do corpo (interorreceptores). Essas terminações sensitivas do sistema nervoso periférico são encontradas nos órgãos dos sentidos: pele, ouvido, olhos, língua e fossas nasais. Estes têm a capacidade de transformar osestímulos em impulsos nervosos, os quais são transmitidos ao sistema nervoso central, que por sua vez, determina as diferentes reações do nosso organismo.
Tipos de receptores sensoriais

Os receptores sensoriais são classificados de acordo com o estímulo que conseguem captar.
- Quimiorreceptores: transmissores de informações acerca de substâncias químicas dissolvidas no ambiente. Localizam-seprincipalmente na língua e no nariz.
- Termorreceptores: detectam estímulos de variação térmica. São encontrados na pele.
- Mecanorreceptores: conseguem captar estímulos mecânicos. Localizam-se na pele.
- Fotorreceptores: detectores de luz encontrados nos olhos.
- Receptores de dor: classe de dendritos presentes na pele humana.

2.1 Visão

[pic]
Visão é o processo fisiológico por meio do qual sedistinguem as formas e as cores dos objetos. Em linhas gerais, o olho funciona como uma câmara fotográfica que projeta uma imagem invertida do mundo exterior em sua porção interna posterior, onde existe um revestimento fotossensível, a retina, que envia informações codificadas ao sistema nervoso central, dando ao indivíduo a sensação da visão.

A visão nos invertebrados

A visão se produz emnível molecular graças a substâncias fotossensíveis, os fotopigmentos. Estes são responsáveis por transformações que produzem estímulos em células e fibras sensoriais, que são transmitidos aos centros nervosos correspondentes.
A sensibilidade à luz está presente em alguns seres unicelulares. Os protozoários contêm em seu citoplasma órgãos ou manchas pigmentárias capazes de perceber as variaçõesde intensidade da luz.
Muito rudimentares são também as células fotorreceptoras da medusa, que são cílios modificados. Entre os platelmintos, vermes achatados sem celoma, as planárias apresentam manchas ocelares, células fotorreceptoras dispostas sob a epiderme.
Os moluscos apresentam grande diversidade de órgãos visuais: nos gastrópodes, são ocelos esféricos, com cristalinos arredondados eretinas simples onde situam-se as células receptoras; em certos bivalves há uma retina dupla, uma das quais reflete a luz recebida; e em muitos cefalópodes observam-se olhos muito complexos, que podem ser comparados aos dos vertebrados.
Nos artrópodes, muitas classes apresentam, além dos ocelos, os chamados olhos compostos, que constam de grande número de unidades funcionais denominadas omatídios.Cada uma dessas unidades dispõe de sua própria lente e de células fotorreceptoras.

A visão nos vertebrados

Entre os vertebrados, o olho mais perfeito e desenvolvido é o dos mamíferos. Algumas espécies têm olhos atrofiados ou pouco desenvolvidos, enquanto outras dispõem de visão binocular, na qual os campos visuais de cada olho se superpõem em parte, como resultado da posição frontal dos órgãosoculares. O animal percebe os objetos de forma tridimensional, o que aumenta sua eficiência.

O olho humano

No homem, os dois globos oculares estão alojados no interior das cavidades orbitárias e se unem às paredes ósseas graças aos chamados músculos extrínsecos. Os músculos retos possibilitam a movimentação do globo ocular para todos os lados. Outros dois, o oblíquo maior e menor permite...
tracking img