Sistema Sensorial 1 Olfa O E Gusta O

774 palavras 4 páginas
1

As informações provenientes do meio são chamadas de estímulos sensoriais. Os receptores sensoriais transmitem os estímulos ao encéfalo através de impulso nervoso.

2

As informações acerca do ambiente, como calor (fogo no slide), som
(música no slide), luz (lâmpada no slide), frio (“Deus” do gelo no slide), cheiro e gosto (comida no slide), equilíbrio (homem e mulher equilibrando no slide) etc – são captadas pelos receptores sensoriais e transmitidas através de impulso nervoso (raio no slide) para o encéfalo que percebe, interpreta e gera respostas (controle do movimento, regulação das funções internas, manutenção da consciência).

3

4

5

O sentido do paladar envolve a língua (gustação) e as fossas nasais
(olfato).

6

7

8

9

O muco consiste de mucopolissacarídeos, uma variedade de proteínas, incluindo anticorpos e enzimas, além de sais dissolvidos em água. Os anticorpos são cruciais porque as células olfativas podem ser uma rota direta para alguns vírus (como o da raiva) e bactérias entrarem no encéfalo. 10

11

Os receptores olfativos crescem continuamente, morrem e se regeneram em um ciclo que dura cerca de quatro a oito semanas. São dos raros neurônios regularmente substituídos ao longo da vida.

12

As células de suporte são similares à da glia e auxiliam na produção de muco. As células basais são a fonte de novos receptores.

13

Todos os sistemas sensoriais passam primeiro pelo tálamo antes de se projetarem ao córtex cerebral. Entre outras coisas, o arranjo olfativo tem uma influência direta e distribuída sobre partes do prosencéfalo que têm algum papel na emoção, na motivação e em certos tipos de memória.

14

A informação olfativa é modificada por interações inibitórias e excitatórias dentro e entre os glomérulos, assim como entre os dois bulbos. Neurônios nos bulbos também estão sujeitos à modulação por axônios que descem de áreas superiores do encéfalo.

15

16

Em 1998, outro trabalho de McClintock, agora com Kathleen Stern na

Relacionados