Sistema respirário

2199 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO

Em qualquer forma que se apresente, a respiração é uma das características básicas dos seres vivos. Essencialmente consiste na absorção pelo organismo de oxigénio, e a eliminação do gás carbónico resultante das oxidações celulares. Como nós temos a glicose armazenada no organismo e obtida pela digestão, esta une-se ao oxigénio (mitocôndrias), produzindo assim a energia necessária para a sobrevivência, havendo assim a liberação de água e gás carbónico. Durante a produção de energia, também ocorre a produção de calor (homeotermos).
O aparelho respiratório é formado pelas vias respiratórias e pelos pulmões. As vias respiratórias são formadas pelos órgãos por onde o ar circula. Os órgãos são: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia brônquios e bronquíolos (estes dentro do pulmão).

SISTEMA RESPIRATÓRIO
Sistema respiratório — é o conjunto de órgãos responsáveis pela entrada, filtração, aquecimento, humidificação e saída de ar do nosso organismo. Faz as trocas gasosas do organismo com o meio ambiente, oxigenando o sangue e possibilitando que ele possa suprir a demanda de oxigénio do indivíduo para que seja realizada a respiração celular. O processo de troca gasosa no pulmão — oxigénio por dióxido de carbono — é conhecido como hematose pulmonar.
COMPOSIÇÃO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
O sistema respiratório humano é formado pelos seguintes órgãos, em sequência: nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões.
Na respiração ocorrem dois tipos de movimento: a inspiração e a expiração de ar. Na inspiração, o ar atmosférico penetra pelo nariz e chega aos pulmões; na expiração, o ar presente nos pulmões é eliminado para o ambiente externo.
O ar entra em nosso corpo por duas cavidades existentes no nariz: as cavidades nasais direita e esquerda. Elas são separadas completamente por uma estrutura chamada septo nasal; comunicam-se com o exterior pelas aberturas denominadas narinas e com a faringe pelos cóanos. As

Relacionados

  • Virologia Veterinária UEL
    5158 palavras | 21 páginas