sistema respiratorio

Páginas: 2 (337 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014
Sistema respiratório
A maioria dos peixes respira através de brânquias durante a fase adulta, mas na fase larval dependem da respiração cutânea, já que a superfície de contato com o meio é aumentadae não apresentam ainda estruturas que possam dificultar a difusão dos gases, como as escamas.
Entre os Craniata, o Peixe bruxa forma seu fluxo de água unidirecional, com entrada de água pela bocacom auxilio de uma estrutura bombeadora chamada velum e saída do fluxo pela abertura branquial única. As brânquias são formadas por bolsas branquiais, nas quais o fluxo de sangue contracorrente favorecea extração de oxigênio da água.
As lampréias já apresentam uma serie de aberturas branquiais. O fluxo de água entra pela boca e flui unidirecionalmente passando pelas bolsas branquiais e é eliminadopelas brânquias, quando ao animal esta em natação livre. No entanto, por ser um animal predador que se alimenta sugando a presa através da manutenção de sua fixação com dentes de preensão, não hácomo produzir fluxo de água através da boca nesta fase. Assim, quando está se alimentando, ocorre fluxo bidirecional pelas aberturas externas das brânquias.
Nos elasmobrânquios, a entrada de água ocorretanto pela boca quanto pelos espiráculos localizados em ambos os lados da cabeça. A água é então forçada pelas brânquias, onde o oxigênio é captado, e sai através das fendas branquiais. A cavidadebucal funciona como uma bomba de sucção e propulsão do fluxo de água, que é unidirecional, enquanto o fluxo de sangue contracorrente nas brânquias facilita a maior extração de oxigênio.
Nos peixesteleósteos, as brânquias são protegidas pelo opérculo, iuma cobertura óssea. Estas brânquias dos adultos podem apresentar tamanhos diferentes, dependendo do quanto a espécie é ativa. Cada brânquia possuiquatro arcos branquiais com duas fileiras de filamentos branquiais cada. Os filamentos possuem lamelas branquiais, com espaço diminuto entre si. O sangue que circula pelas lamelas, vindo do corpo do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema respiratorio
  • sistema respiratorio
  • sistema respiratório
  • Sistema Respiratório
  • SISTEMA RESPIRATORIO
  • Sistema Respiratório
  • Sistema Respiratório
  • Sistema respiratório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!