SISTEMA RESPIRATORIO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas entre o organismo dos animais e o meio ambiente, ou seja, a hematose pulmonar, possibilitando arespiração celular. O sistema respiratório fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, auxiliando as células no metabolismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório. O sistema respiratóriotambém esta envolvido com a vocalização.
É formado pelo nariz, cavidade do fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões.




FOSSAS NASAIS

O nariz é uma protuberância situadano centro da face, sendo sua parte exterior denominada nariz externo e a escavação que apresenta interiormente conhecida por cavidade nasal.
O nariz externo tem a forma de uma pirâmide triangular debase inferior e cuja a face posterior se ajusta verticalmente no 1/3 médio da face.
As faces laterais do nariz apresentam uma saliência semilunar que recebe o nome de asa do nariz.
O ar entra notrato respiratório através de duas aberturas chamadas narinas. Em seguida, flui pelas cavidades nasais direita e esquerda, que estão revestidas por mucosa respiratória. O septo nasal separa essas duascavidades. Os pêlos do interior das narinas filtram grandes partículas de poeira que podem ser inaladas. Além disso, a cavidade nasal contêm células receptoras para o olfato.
A cavidade nasal é aescavação que encontramos no interior do nariz, ela é subdividida em dois compartimentos um direito e outro esquerdo. Cada compartimento dispõe de um orifício anterior que é a narina e um posteriordenominado coana. As coanas fazem a comunicação da cavidade nasal com a faringe. É na cavidade nasal que o ar torna-se condicionado, ou seja, é filtrado, umidecido e aquecido.
Na parede lateral dacavidade nasal encontramos as conchas nasais (cornetos) que são divididas em superior, média e inferior.

A cavidade nasal contêm várias aberturas de drenagem, pelas quais o muco dos seios...
tracking img