Sistema respiratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O sistema respiratório esta intimamente ligado ao sistema circulatório, é responsável por fornecer oxigênio a todas as células do corpo. Ele também é responsável por remover do oxigênio o dióxido de carbono potencialmente prejudicial. A boca e o nariz canalizam o ar atmosférico para o interior do corpo por meio de um sistema d e pequenos tubos que chegam aos doispulmões situados em cada lado do coração dentro da cavidade torácica

SISTEMA RESPIRATORIO

Os pulmões são constituídos num intricado conjunto de canais que, partindo da traquéia, passam a se ramificar, nos grandes brônquios, brônquios médios e pequenos brônquios e bronquíolos que terminam numa estrutura sacular denominada alvéolo. Além disso, temos os vasos sangüíneos, nervos e o parênquimapulmonar constituindo a estrutura do pulmão.
O alvéolo é uma estrutura microscópica, isto é, bem pequena. É aí que se realiza a função primordial dos pulmões; uma das funções primordiais da vida, a função da respiração, denominada de Hematose, que é a troca do oxigênio do ar pelo gás carbônico. É, através das paredes dos alvéolos que são feitas essas trocas. Essas paredes são finas, constituídas deuma única camada de células, chamadas células alveolares..
Toda a árvore respiratória, com exceção do alvéolo, é revertida por uma camada de células que apresentam cílios (pequenos filamentos vibráteis).
Na entrada de ar aos pulmões, pequenas partículas em suspensão no ar são capazes de atingir os bronquíolos e até os alvéolos, dependendo das dimensões destas partículas.
A maioria destaspartículas adere ao revestimento interno dos brônquios e a ação dos cílios faz com que estas partículas subam pela árvore respiratória, chegando até às cordas vocais na laringe. Neste ponto, esta secreção com partículas do ar, passam a incomodar e a desenvolver o reflexo da tosse ou simplesmente do "pigarro", quando, então, engolimos, deglutimos, esta secreção. Assim é feita a defesa dos pulmões.Para atingir os alvéolos , a partícula tem que ser diminuta. Mas a partícula de carvão da fumaça do cigarro o é. Esta consegue chegar aos alvéolos. Lá chegando, não tem como sair. As células alveolares ingerem estas partículas de carvão no intuito de digeri-las. Como o carvão não é digerido, a célula vai se empanturrando de carvão e morre, porque suas funções ficam prejudicadas.
Como os alvéolosestão um ao lado do outro, morrendo estas células acabam por estabelecer comunicação com outros alvéolos, formando uma estrutura maior. Com o passar do tempo, havendo contínua chegada de carvão, estes alvéolos vão se abrindo uns nos outros e o processo de cicatrização se instala perturbando aquela função primordial.
Neste ponto está se instalando uma doença que se denomina Enfisema. De inícioum enfisema constituído de cavidades microscópicas, que com o passar do tempo vão aumentando, passando para um enfisema bolhoso e por fim cavernoso. Conforme evolui o enfisema, vai diminuindo a área ventilatória dos pulmões, responsáveis pela hematose.

ALVÉOLOS PULMONARES

, é fornecer o OXIGÊNIO, que irá se interagir , com a HEMOGLOBINA, presente nos ERITRÓCITOS, para que o metabolismoaeróbico das células possa ocorrer.

O ar que captamos pela mecânica respiratória, chega aos alvéolos pulmonares, com uma certa quantidade de oxigênio, lembrando que o ar que respiramos NÃO É CONSTITUÍDO SOMENTE DE OXIGÊNIO, ele é uma mistura de gases, porém a HEMOGLOBINA POSSUI ALTA AFINIDADE PELO OXIGÊNIO E PELO CO2.

Pelo esquema, vemos que o OXIGÊNIO presente no ar, interage com a HEMOGLOBINA,sendo então transportado pelo, eritrócito por toda CIRCULAÇÃO SISTÊMICA, VISTO QUE TODOS OS TECIDOS NECESSITAM DESTE OXIGÊNIO, para as reações de OBTENÇÃO DE ENERGIA E SÍNTESE DE SUBSTÂNCIAS VITAIS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA.

Uma vez, que este oxigênio baixe de concentração, podemos afirmar que os tecidos correm risco de sofrerem de ANÓXIA, e as reações naturais de síntese e obtenção de energia...
tracking img