Sistema respiratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA RESPIRATÓRIO

1. Cite os componentes da porção de condução do sistema respiratório.

R: O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimoslocalizados nos pulmões.

2. Dê as funções da cavidade nasal, faringe e laringe.

R:É na cavidade nasal que o ar torna-se condicionado, ou seja, é filtrado, umidecido e aquecido.
A faringe funciona como uma passagem de ar e alimento.A laringe é um órgão curto que conecta a faringe com a traqueia, Atua como passagem para o ar durante a respiração.
Produz som, ou seja, a voz (por esta razão é chamadade caixa de voz);
Impede que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias (como a traquéia).

3. Cite o trajeto do ar inspirado.

R: O ar inicia o seu caminho através das fossas nasais, das fossas nasais, o ar segue seu caminho para a faringe,.O ar inspirado pelas narinas ou pela boca necessariamente passa pela faringe antes de chegar à laringe. Após passar pelalaringe, o ar segue caminho pela traqueia.Em sua região inferior há uma bifurcação, ou seja, separa-se em dois ramos, originando-se nos brônquios, os quais se penetram nos pulmões. O seu epitélio de revestimento é muco-ciliar e tem a função de aderir às partículas de poeira e as bactérias presentes no ar que são expelidas para fora posteriormente. Neste ponto, o ar chega aos pulmões. Nos pulmões, osbrônquios se ramificam e dão origem a tubos cada vez mais finos, os denominados bronquíolos, e todo este conjunto de ramificação de bronquíolos são denominados de árvore respiratória. Cada bronquíolo termina em pequenas bolsas formadas por células epiteliais achatadas que são recobertas por capilares sanguíneos, isto é, pelos alvéolos pulmonares.

4. Comente sobre a estrutura do nariz e da cavidadenasal

R: O nariz é uma protuberância situada no centro da face, sendo sua parte exterior denominada nariz externo e a escavação que apresenta interiormente conhecida por cavidade nasal.
cavidade nasal é a escavação que encontramos no interior do nariz, ela é subdividida em dois compartimentos um direito e outro esquerdo. Cada compartimento dispõe de um orifício anterior que é a narina e umposterior denominado coana.

5. Cite a divisão anatômica da cavidade nasal e da faringe.

R: A cavidade nasal contêm várias aberturas de drenagem, pelas quais o muco dos seios paranasais é drenado. Os seios paranasais compreendem os seios maxilares, frontal, etmoidal e o esfenoidal.
A faringe é um tubo que começa nas coanas e estende-se para baixo no pescoço. Ela se situa logo atrás dascavidades nasais e logo a frente às vértebras cervicais. Sua parede é composta de músculos esqueléticos e revestida de túnica mucosa. A faringe funciona como uma passagem de ar e alimento.

6. Cite as comunicações da faringe. Defina faringe e sua estrutura.
R: A porção superior da faringe, denominada parte nasal ou nasofaringe, tem as seguintes comunicações: duas com as coanas, dois óstios faringeosdas tubas auditivas e com a orofaringe. A tuba auditiva se comunica com a faringe através do ósteo faríngeo da tuba auditiva, que por sua vez conecta a parte nasal da farínge com a cavidade média timpânica do ouvido.
A parte intermediária da faringe, a orofaringe, situa-se atrás da cavidade oral e estende-se do palato mole até o nível do hióide. A parte da orofaringe tem comunicação com a boca eserve de passagem tanto para o ar como para o alimento.

7. Explique as cartilagens da laringe.

A parede da laringe é composta de nove peças de cartilagens. Três são ímpares (cartilagem tireóidea, cricóidea e epiglótica) e três são pares (cartilagem aritenóidea, cuneiforme e corniculada). A cartilagem tireóidea consiste de cartilagem hialina e forma a parede anterior e lateral da laringe, é...
tracking img