Sistema respiratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR-IFES
CURSO: ENFERMAGEM 2º PERÍODO
TURNO: VESPERTINO
DISCIPLINA: FISIOLOGIA
PROFESSORA: KATIA VELOSO

AUDIÇÃO

OUTUBRO
2011
1-Introdução:
O escopo do presente trabalho é discorrer sobre a audição humana, abordando de forma específica, como se dá essa audição, sua anatomia, fisiologia e algumas patologias relacionadas a esse tema. Neste sentido, serádefinido o que é ruído, qual sua característica, como este se propaga até chegar à identificação de algum som e como a saúde auditiva humana pode ser afetada por excesso de exposições a sons que admite em seus limites.

2-Anatomia:
Orelha: responsável pela audição, também é chamada de órgão vestíbulo-coclear ou estato-acústico.
A maior parte da orelha está localizada no osso temporal, nacaixa craniana. Possui função de ouvir e de equilíbrio corporal. Sua inervação é dada pelos nervos vestibular, coclear, auditivo e vestíbulo coclear. Possui a janela oval e janela redonda.
A histologia da orelha é, basicamente, cartilagem (pavilhão auditivo) e uma cobertura de pele.
Por possuir dupla camada membranosa, a histologia das membranas timpânicas é uma camada de tecido epitelialestratificado pavimentoso (côncava externa); uma camada de tecido epitelial colunar (convexa interna).
A orelha é dividida em: orelha externa, orelha media e interna.
Orelha externa:
Pavilhão auditivo e canal auditivo externo meato acústico.
Orelha média:
Após as membranas timpânicas, compreende os três ossículos auditivos o martelo, a bigorna e o estribo.
Orelha interna:
Chamada também delabirinto, é formada por escavações no osso temporal, revestida por membranas e preenchidas por liquido. Limita-se com a orelha media pela janela oval e redonda. Possui uma parte anterior, a cóclea ou caracol (relacionada com a audição) e a parte posterior, o vestíbulo e os canais semicirculares (relacionados com o equilíbrio corpóreo).
3-Audição:
É a capacidade que o pavilhão auditivo, possui deperceber o som, através da percepção de energia carregada por ondas sonoras. Neste sentido, as orelhas concentram e capta o som para se poderem ouvir os sons da natureza, diferenciar os sons vindos do mar o som vindo de um automóvel, os sons fortes e fracos, graves e agudos. Esses sons são produzidos por ondas de compressão e descompressão do ar.
O fato de seres humanos possuírem orelhas aos doislados da cabeça os faz ter noções de onde se encontra o emissor do som, permitindo assim, ter uma estimativa de distancia entre o emissor do som e o receptor deste som.
As orelhas captam e concentram as vibrações do ar, as ondas sonoras, que passam para a parte interna do aparelho auditivo, a orelha média, onde a vibração do ar faz vibrar o tímpano- membrana limítrofe entre as orelhas externa emédia. Essas vibrações, já na orelha média, serão transmitidas aos três ossículos: o martelo, a bigorna e o estribo. Nesses ossículos, o som passa a se propagar em meio sólido e, de certa forma, mais rapidamente. Assim, quando este som chega à janela oval, é concentrado e amplificado.
Da orelha interna é que parte os estímulos nervosos, onde é possível o som ser ampliado em até cento e oitenta vezes,até chegar ao nervo acústico, que carregará a informação ao cérebro, permitindo assim, identificação do som.
Desta forma, se tem desde a captação do som até sua percepção e interpretação uma seqüência de transformação de energia, iniciando em energia sonora, passando pela mecânica, hidráulica e finalizando com a energia elétrica dos impulsos nervosos que chegam ao cérebro.
Energia sonora(orelha externa): o pavilhão auditivo capta e canaliza as ondas sonoras para o canal auditivo e tímpano, sendo que esse canal tem como função a amplificação da compressão e descompressão exercida por essas ondas nas membranas timpânicas. Ou seja, ao chocarem com as membranas timpânicas, essa compressão e descompressão, faz com que essas membranas movimentem-se para frente e para trás, vibrando na...
tracking img