Sistema respiratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biofísica do Sistema Respiratório
Joserley de Lima Cardoso de Oliveira
Centro Universitário Campos de Andrade
Centro Cidade Universitária - Santa Quitéria – 80310-310 – Curitiba –PR - Brasil
E-mail: joserleydelima@yahoo.com.br

Resumo: Este é o resumo do trabalho. O resumo deve ser objetivo, coerente e curto, com aproximadamente 100 palavras. Com a leitura deste resumo qualquer pessoa temque ser capaz de entender o trabalho desenvolvido e a que conclusões chegaram. Estas instruções têm como objetivo guiá-lo na preparação de seu trabalho.

Palavras chave: experiência, relatório, formato (pelo menos 3).

SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Função do Sistema Respiratório.

A função do Sistema Respiratório é incorporar oxigênio ao organismo; para que ao chegar a célula se produza a"combustão" e poder assim "queimar" os nutrientes e liberar energia. Dessa combustão ficam dejetos, tal como o dióxido de carbono, o qual é expulso para o exterior através do processo de expiração.

Mecânica Respiratória: Inspiração e Expiração.

O ar é inalado pelo nariz, a onde é aquecido e umedecido. Logo, passa pela faringe, segue pela laringe e penetra na traqueia.
Na metade da altura do peito, atraqueia se divide em dois brônquios que se dividem de novo, uma e outra vez, em brônquios secundários, terciários e, finalmente, em alguns 250.000 bronquíolos.
No final, os bronquíolos se agrupam em ramos de alvéolos, pequenos sacos de ar, onde é realizada a troca de gases com o sangue.
Ao inspirar e expirar realizam ligeiros movimentos que fazem os pulmões expandir o ar entre eles mediante otrato respiratório.
O diafragma faz que o tórax aumente seu tamanho, e assim fazendo com que os pulmões inflem. Nesse momento, as costelas se levantam e se separam entre si.
Na expiração, o diafragma sobe, pressionando os pulmões e fazendo com que eles expulsem o ar pelas vias respiratórias. É quando as costelas descem e ficam menos separadas entre si e o volume do tórax diminui.

Composição doSistema Respiratório.

O sistema respiratório é composto por: fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traqueia, pulmões, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, como mostra o esquema da figura 1.

CICLO RESPIRATÓRIO.

Como funciona.

O ciclo respiratório é composto por três fases um é o repouso sendo o repouso um período entre os ciclos respiratórios, logo é umainspiração seguida de uma expiração. A quantidade de ciclos que ocorrem em um minuto é a frequência respiratória. Nos seres humanos, a frequência respiratória em média em um repouso é de 16 a 24 ciclos por minuto. A frequência exata em todo momento


Fig-1(Brasilescola.com)

varia segundo a atividade física, a posição, o estado emocional e a idade.


Preparação do ar para chegar aosalvéolos.

O ar é inalado pelo nariz, onde é aquecido e umedecido.
Logo, passa pela faringe.
Segue pela laringe e penetra na traqueia.
Passa pelos brônquios em seguida aos bronquíolos.
Logo aos alvéolos, que são pequenos sacos de ar, onde se realiza as trocas de gases com o sangue.

MECANISMO BÁSICO DA EXPANSÃO E RETRAÇÃO PULMONAR.

Músculos da respiração
A inspiração normalmente é umprocesso ativo. O diafragma é o músculo mais importante da respiração quando ele se contrai.

Os conteúdos abdominais são levados para baixo, e as costelas são deslocadas para cima e para fora. Essas alterações produzem aumento do volume do tórax, o que diminui a pressão intratorácica e inicia o fluxo de ar para os pulmões. Durante o exercício, quando aumenta a frequência respiratória e o volumecorrente, os músculos intercostais externos e os músculos acessórios também podem ser usados para inspiração mais vigorosa.

Músculos da expiração
A expiração é normalmente um processo passivo. O ar é impulsionado para fora dos pulmões pela reversão do gradiente de pressão entre os pulmões e a atmosfera, ate que o sistema atinja de novo seu ponto de equilíbrio. Durante o exercício ou em...
tracking img