Sistema respiratorio das tartarugas marinhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DIGESTIVO/GASTROINTESTINAL

A tartaruga marinha apresenta uma digestão extracelular que ocorre em cavidades digestivas que apesar de se encontrarem no interior do corpo são externas e representam o prolongamento do meio.
A digestão tem início na boca com a ajuda do bico córneo. É na boca que os alimentos começam a ser decompostos. O bolo alimentar passa para o esófago e emseguida passa para o estômago, onde se realiza parte da digestão. Então, os alimentos parcialmente digeridos passam para o intestino delgado onde continua o processo digestivo e se dá a absorção das substâncias; segue-se o intestino grosso ao qual se segue o ânus, por onde são expulsos os restos não digeríveis. É no estômago e no intestino delgado que a digestão se processa, com a intervenção de grandevariedade de enzimas. Estas são produzidas por glândulas gástricas e intestinais, além dos órgãos anexos como o pâncreas e o fígado.

O sistema digestivo da tartaruga é constituído por:

Boca
Bico córneo
Esófago
Estômago
Vesícula biliar
Fígado
Baço
Pâncreas
Intestino delgado e grosso
Ânus


Curiosidades:
As tartarugas marinhas possuem um duro bico córneo em vez de dentes;SISTEMA CIRCULATORIO E CARDÍACO

A tartaruga marinha possui circulação dupla e incompleta, em que o coração apenas possui três cavidades: duas aurículas e um ventrículo. A circulação é dupla, havendo 2 circulações. Na aurícula direita entra sangue venoso vindo dos diferentes órgãos e na aurícula esquerda entra sangue arterial vindo dos pulmões e da pele. Por contracção das aurículas o sanguepassa para o ventrículo. Como só há 1 ventrículo existe alguma mistura de sangues.

SISTEMA RESPIRATÓRIO 

As tartarugas marinhas apresentam uma série de adaptações, como de respiração, répteis marinhos, além de algumas adaptações físicas: carapaça achatada, nadadeiras alongadas, e devido às restrições de espaço de racionalização, nem a cabeça, nem nadadeiras são retráteis, as adaptações maisimportantes físicas e fisiológicas. Ao estilo de vida marinha são aquelas que permitem o mergulho e a excreção de excesso de sal.

Mergulho:

As tartarugas marinhas estão entre os animais vertebrados que respiram por meio pulmonar que possuem os mais longos e profundos mergulhos, gastando tão pouco como 3 a 6 por cento do seu tempo à superfície. Enquanto algumas espécies de tartarugamarinha rotineiramente mergulham mais fundo do que 10 a 50 metros (m), os mais profundos mergulhos registrados para tartarugas são mais de 1.000 m! Mergulhos de rotina podem durar de 15 a 20 minutos.

As adaptações primárias que permitem mergulhos prolongados são transporte eficiente de oxigênio e uma tolerância para condições de baixo oxigênio ou hipóxia. Mesmo tendo que subir a superfíciepara respirar é capaz de realizar mergulhos profundos e todo o oxigênio exigido por uma tartaruga marinha antes do mergulho deve ser realizado na superfície. Na superfície, uma tartaruga marinha exala com força e rapidamente, exigindo apenas algumas respirações, cada uma menos de 2 a 3 segundos, para esvaziar e encher seus pulmões. Essas altas taxas de fluxo são possíveis porque as tartarugas têmgrandes vias aéreas reforçadas, e seus pulmões estão extensivamente subdivididos, o que aumenta a troca de gases entre a elas e a corrente sanguínea. O sangue vai continuar a pegar o oxigênio dos pulmões até que o reservatório de oxigênio esteja esgotado para níveis quase indetectáveis, tirando o oxigênio dos pulmões para serem usados pelo coração, cérebro e músculos.

Ao contrário domergulho de mamíferos marinhos, que tem sangue escuro rico em ferro e tecidos musculares que podem armazenar grandes quantidades de oxigênio, a maioria das tartarugas marinhas usam os pulmões como o armazenamento de oxigênio primário.

Durante os mergulhos de rotina, as tartarugas marinhas vêm à superfície para respirar antes de ficar sem oxigênio, mas quando forçadas a permanecerem submersas (por...
tracking img