Sistema respiratório

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cáp. IX – Sistema Respiratório
1.0 – Conceito
A respiração é uma das características básicas dos seres vivos. Essencialmente, consiste na absorção, pelo organismo, de oxigênio, e a eliminação de gás carbônico resultante de oxidações celulares. O órgão respiratório, por excelência, é o pulmão, mas nos animais desenvolvem-se órgãos especiais que possam promover o rápido intercambio entre o ar e osangue. No conjunto estes órgãos constituem o sistema respiratório.
2.0 – Divisão
Pode ser dividido em duas partes:
- porção de condução;
- porção de respiração.
A primeira porção pertencem órgãos tubulares, cuja função é a de levar o ar inspirado até a porção respiratória, representada pelos pulmões o ar expirado, eliminando o CO2. Assim, dos pulmões o ar expirado é conduzido pelosbrônquios e a traqueia, órgãos que realmente funcionam apenas como tubos condutores de ar.

3.0 – Nariz
3.1 – Nariz Externo
É visível externamente no plano mediano da face, apresentando-se , no homem, como uma pirâmide triangular em que a extremidade superior, correspondendo ao vértice da pirâmide, é denominada raiz, e a inferior, base. Nesta, encontram-se duas aberturas em fenda, as narinas,separadas por um septo, e que comunicam o meio externo com a cavidade nasal. O ponto mais projetado, anteriormente, da base do nariz recebe o nome de ápice e entre ele e a raiz entende-se o dorso do nariz.
3.2 – Cavidade Nasal
Comunica-se com o meio externo através das narinas, situadas nateriormente, e com a porção nasal da faringe posteriormente. Através das coanas, aberturas que podem seridentificadas facilmente em crânios secos.
A cavidade nasal e dividida em metades direita e esquerda pelo septo nasal; o termo cavidade nasal pode se referir tanto a cavidade como um todo.
O septo nasal apresenta-se quase sempre desviado para a direita ou para a esquerda e grandes desvios podem dificultar a respiração.
As conchas nasais existem para aumentar a superfície mucosa da cavidade nasal poisesta superfície mucosa que umidece e aquece o ar inspirado.
A cavidade nasal pode ser dividida em vestíbulo, região respiratória e região olfatória.
3.3 – Seios Paranasais
A função dos seis paranasais são obscuras, embora muitas teorias tenham sidos propostas para esclarecê-las. A cavidade nasal, portanto, ocupa o centro de um circulo cavitário importante: situa-se superiormente a cavidade bucal,dela separada pelo palato (em parte óssea, palato duro, em parte muscular palato mole) o que forma o teto da cavidade bucal: o seio frontal e fossa anterior do crânio são superiores a ela; o seio esfenoidal, posterior; o seio etimoidais e maxilares são laterais a cavidade nasal.
4.0 – Faringe
É um tubo muscular associado a dois sistemas: respiratório e digestivo, situando posteriormente acavidade nasal, bucal e a laringe reconhecendo-se nela por esta razão, três partes: parte nasal, parte bucal e parte laringica.
Trata-se de um canal que é comum para passagem do alimento ingerido e do ar inspirado e, no seu trajeto as vias seguidas pelo bolo alimentar e pela corrente aérea se cruzam.
5.0 – Laringe
É um órgão tubular, situado no plano mediano e anterior do pescoço que, alem de viaaerífera, é o órgão da fonação, ou seja, a produção do som. Coloca-se anteriormente a faringe e é continuada diretamente pela traqueia.
5.1 – Esqueleto da Laringe
A laringe apresenta um esqueleto cartilaginoso. A maior das cartilagens é a tireoide, constituída de duas laminas que se unem anteriormente em V; a cartilagem cricóide é impar e tem forma de uma anel de sinete; a cartilagem aritemóide,uma de cada lado é semelhante a uma pequena pirâmide triangular; a cartilagem epiglótica é impar e mediana, é fina e lembra uma folha peciolada. Outras cartilagens de menos importância fazem parte do esqueleto da laringe.
5.2 – Cavidade da Laringe
Quando se examina a superfície interna de uma laringe cortada sagitalmente, o que chama atenção de imediato é a presença de uma fenda Antero-...
tracking img