Sistema respi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Doenças respiratórias são aquelas que atingem órgãos do sistema respiratório (pulmões, boca, faringe, fossas nasais, laringe, brônquios, traquéia, diafragma, bronquíolos e alvéolos pulmonares).
As enfermidades do sistema respiratórios mais freqüentes são: bronquite, rinite, sinusite, asma, gripe, resfriado, faringite, enfisema pulmonar, câncer de pulmão, tuberculosee pneumonia. 
As causas destas doenças podem ser diversas. Fumo, alergias (provocada por substâncias químicas ou ácaros), fatores genéticos, infecção por vírus e respiração em ambientes poluídos estão entre as principais causas destas doenças.
As partes principais do sistema circulatório é o coração, vasos sangüíneos e sangue. Há muitos problemas e doenças associadas com o sistemacirculatório.
Um sistema circulatório saudável é essencial para o corpo, uma vez que é responsável pelo fornecimento de nutrientes e oxigênio para as células e tecidos corporais. Com cada batimento cardíaco, o sangue é bombeado para os vasos sanguíneos, a fim de entregar os nutrientes essencial necessária para a sobrevivência de várias partes do corpo. Devido à importância do sistemacirculatório, é muitas vezes referida como “a salvação do corpo”.






























DOENÇAS RESPIRATÓRIAS


Alergias Respiratórias


Poeira doméstica, fungos, pêlos de animais, fumaça e odores fortes, como cola de sapateiro e perfumes, são alguns entre tantos outros diferentes agentes externos, denominados alérgicos, que provocamreações alérgicas do nosso organismo. Desta forma, podem ocorrer diversas manifestações, comumente apresentadas como rinite ou asma brônquica.


Rinite


A rinite é um processo irritativo das vias nasais, caracterizando-se por espirro, produção excessiva de muco, coceira no céu da boca e congestão nasal.


O que é Rinite Alérgica


O nariz é um doscomponentes das vias respiratórias, sendo o primeiro local por onde a ar passa até alcançar os pulmões. Dentre outras atribuições, é responsável pela limpeza, umidificação e aquecimento do ar inspirado.
Para exercer essa função corretamente, o nariz possui um complexo mecanismo de defesa, o qual, ao entrar em contato com alguma substância tóxica desencadeia uma resposta que impedirá essasubstância de alcançar os pulmões. Através do surgimento de obstrução nasal, teremos o bloqueio da passagem do agente agressor e, dos espirros e coriza, a remoção dessa substância. Isso é normal e todas as pessoas ao entrarem em contato com algumas substâncias tóxicas apresentam estes sintomas.
Por isso, quando fica gripada, a pessoa apresenta obstrução nasal, espirros e coriza, pois seu organismoestá tentando protegê-la, impedindo que os vírus alcancem seus pulmões através do ar.
Alergia, na realidade, não significa falta de defesa do organismo. Ao contrário, indica uma defesa exagerada contra agentes que não são potencialmente agressivos ao ser humano. Ou seja, uma pessoa alérgica é hiperreativa a  determinadas substâncias que para uma pessoa normal não despertam nenhuma resposta.O sistema imunológico das pessoas alérgicas, por características genéticas, interpreta que determinada substância é tóxica, e que ele precisa proteger o organismo contra sua entrada. É por isso que algumas pessoas convivem normalmente com fatores que causam a alergia, como a poeira de casa, sem ter sintomas, ao passo que outras pessoas, ao entrarem em contato com esta mesma poeira, podemter rinite e asma.
O paciente alérgico não nasce hiperreativo (com alergia), mas sim com a capacidade de sensibilizar-se a determinado fator. Tornar-se sensível significa passar a ter uma resposta de defesa a uma substância que antes era tolerada. Isto significa que podemos conviver com determinada substância por muitos anos, e vir a desenvolver sintomas apenas tardiamente. Esta...
tracking img