Sistema reprodutor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História dos Seguros em Angola
Actividade de seguros surgiu em Angola em 1922, com a instalação de uma filial da Companhia de Seguros Ultramarina. Em 1948, foram criados os Serviços de fiscalização Técnica da Indústria de Seguros em Angola, tendo mais tarde evoluído para a então Inspecção de Crédito e Seguros.
No período colonial o Mercado de seguros angolano era explorado por um conjunto de26 seguradoras, 20 das quais com mais de 50% de capital português e outras 15 Agências Gerais de companhias sedeadas em Portugal. A carteira global do mercado situava-se na altura à volta de um milhão de contos portugueses e o leque de garantias oferecidas era direccionado para a protecção da economia colonialista.
Com a independência de Angola, houve necessidade de revitalizar o mercado, o queacontece a 18 de Fevereiro de 1978 com a Fundação da Empresa Nacional de Seguros e Resseguros de Angola, na altura sob forma jurídica de U.E.E, hoje transformada em Sociedade Anónima.

Durante o período de 1978 a 2000, A ENSA manteve-se numa situação de monopólio, altura em que Assembleia Nacional aprovou a Lei Geral de Actividade Seguradora, tendo se registado em seguida a entrada no mercadode mais 6 seguradoras.
Em 2009 é aprovada a Lei de base dos transporte que regula o seguro de responsabilidade civil automóvel obrigatório.
Em 2010 entrada em vigor do Seguro Automóvel de Responsabilidade Civil Obrigatória.
No âmbito das reformas estruturais do Ministerio das Finanças, foi aprovado pelo Conselho de Ministro aos 30 de Janeiro de 1998, o Estatuto Orgânico do Ministério, com umavisão futurista de desenvolvimento dos serviços de finanças públicas. Este estatuto prevê entre outros os Instituto de Supervisão de Seguros.

Estudo confirma "forte crescimento" do mercado segurador no país
16 de Abril de 2012, 17:30Luanda, 16 abr (Lusa) - O mercado segurador em Angola está a registar um "forte crescimento", revela um estudo, da consultora KPMG, apresentado hoje em Luanda.O estudo apresenta dados sobre a evolução do setor Segurador e do Fundo de Pensões em Angola, no período entre 2008 e 2010, com a descrição das tendências e principais desafios a serem enfrentados pelas companhias seguradoras e gestoras de fundos de pensão.
De acordo com o documento, o setor segurador tem apresentado desde o período em referência "um forte crescimento, acima do da própriaeconomia, havendo no entanto uma reduzida taxa de penetração, quando comparado com outros mercados".
Como na taxa de penetração (prémio/PIB), ao nível da densidade (prémio/população) tem havido igualmente um aumento, apesar do reduzido valor registado, em 2010, de 49,6 dólares por habitante.
A taxa de prémios por PIB tem vindo a aumentar em Angola apesar de os valores serem ainda reduzidos, na ordem de1 por cento.
"Estes valores evidenciam bem o elevado potencial que o mercado apresenta, ainda para mais quando estamos perante uma economia com elevado potencial de crescimento", refere o estudo.
O mercado segurador em Angola, liberalizado desde 2000, tem registado um rápido crescimento, face ao forte desenvolvimento económico dos últimos anos, aliado ao aumento do ambiente regulamentar daatividade.
"Em apenas dois anos, mais do que duplicaram os prémios de seguro direto, com destaque para o Não Vida, que representa mais de 90 por cento do mercado, nomeadamente para os ramos Acidentes, Doença e Viagens e o Automóvel, este último introduzido por obrigatoriedade do ramo automóvel.
Em detalhe, o estudo refere que no ramo Vida, apesar do "importante crescimento", registado em dois anos(27,8 por cento), este tem perdido uma relativa importância, que deverá alterar com a revisão do sistema tributário e fiscal e o desenvolvimento do mercado de capitais.
Já no ramo da Sinistralidade, o aumento do pagamento de indemnizações (17,1 por cento) entra em contradição com a taxa de sinistralidade, que registou uma redução, em 2010, de cerca de 20 por cento.
"Este valor está bastante...
tracking img