Sistema reprodutor masculino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA 1 - Reprodução e Manipulação da Fertilidade

Sistema Reprodutor Masculino

Débora Correia nº5
Jacqueline Silva nº9
Joana Pereira nº10
João Ferreira nº11

2012/2013
Escola EB2,3/S de Tarouca

1| PARTE INTERNA, PARTE EXTERNA DOS GENITAIS



Fig.1 Sistema reprodutor masculino em dois cortes (legenda)

Testículos: produzem gâmetas (espermatozoides) e hormonas sexuais. Cadatestículo contém um número elevado de túbulos enrolados nos quais ocorre a produção de espermatozoides, denominados tubos ou túbulos seminíferos.
Epidídimos: são dois, um por cada testículo. Cada um deles é composto por um tubo muito enrolado, que comunica com o respetivo canal deferente. A passagem do esperma pelo epidídimo dura cerca de 20 dias, ao longo dos quais os espermatozoides vãoamadurecendo, ganhando mobilidade e capacidade fecundativa.
Canal deferente: os canais deferentes partem do escroto e rodeiam a bexiga urinária, através da qual cada um deles se une a um canal da vesícula seminal, formando um curto canal ejaculatório. Durante a ejaculação, o esperma passa através dos canais deferentes graças à contração das paredes musculosas destes ductos. Ambos os canais abrem para auretra.
Uretra: canal comum ao aparelho urinário e reprodutor. Além de transportar a urina para o exterior, transporta também o esperma durante uma ejaculação.
Vesículas seminais: produzem um líquido alcalino, que contribui com cerca de 60% do volume total de esperma e contém muco e proteínas que lhe conferem uma consistência espessa. Também contém frutose, fonte de energia para osespermatozoides, pois, devido às suas reduzidas dimensões, este não é autossuficiente em termos nutritivos. Além disso, possui prostaglandinas, que estimulam as contrações rítmicas no sistema reprodutor feminino, auxiliando a movimentação dos espermatozoides até ao local onde o encontro com o óvulo poderá ocorrer.
Próstata: é a maior glândula acessória e produz um líquido pouco espesso de aspeto leitoso. Estefluido contém vários produtos, entre os quais cálcio e ácido cítrico. O líquido prostático tem um pH próximo de 6,5. Como tal, é mais básico do que as secreções vaginais, sendo importante na proteção dos espermatozoides até à fecundação. As secreções vaginais são ácidas e, por isso, inibem a progressão dos espermatozoides, pelo que o líquido prostático neutraliza a acidez vaginal e aumenta amobilidade. Além deste líquido, esta glândula produz uma enzima de coagulação que atua nas proteínas do líquido seminal, convertendo o esperma numa massa gelatinosa. Além disto, as válvulas existentes na próstata evitam a mistura de urina e de esperma visto estes dois fluidos serem expulsos pelo mesmo orifício. Por exemplo, durante a ejaculação, a válvula da próstata abre-se e o esperma é impulsionadopara a uretra mas por outro lado um esfíncter contrai-se e bloqueia a saída de urina da bexiga para a uretra.
Glândulas de Cowper: situam-se em cada um dos lados da uretra e produzem um volume muito pequeno de uma solução alcalina e mucóide, que tem como funções neutralizar a acidez da uretra e lubrificar a extremidade do pénis. Durante a estimulação sexual, uma pequena porção deste fluido podeaparecer na extremidade do pénis antes da ejaculação. Este fluido, também designado por “pré-ejaculatório”, contém um pequeno número de espermatozoides, que podem ser suficientes para fecundar um gâmeta feminino.
Pénis: é constituído pelos corpos cavernosos os quais se enchem de sangue proveniente de artérias neles existentes. O seu enchimento causa um aumento de pressão que provoca o fecho dasveias do pénis, permitindo, assim a ereção. A ereção é essencial para a inserção do pénis na vagina, de forma a depositar aí o esperma. Na extremidade do pénis, situa-se a glande, rica em terminações nervosas sendo por isso especialmente responsável pela estimulação e prazer sexual. A glande é recoberta por uma prega de pele denominada prepúcio.
Escroto: prega externa de pele que contém os...
tracking img