Sistema reprodutor masculino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Reprodutor Masculino

É um sistema responsável por produzir os hormônios que são responsáveis pelos caracteres masculinos e também por produzir o gameta masculino, que é o espermatozóidepara a perpetuação da espécie humana, quando fundido com o gameta feminino. Processo esse, chamado de fecundação.

O sistema é formado por varias estruturas:

Escroto: É uma bolsa de pelesituada abaixo do órgão genital masculino, dentro do qual se aloja o par de testículos, que são as gônadas masculinas. Os testículos permanecem a uma temperatura de 2 a 3ºC, inferior a temperatura corporal,o que é necessário para que os espermatozóides se formem normalmente.
Homens que apresentam os testículos embutidos na cavidade abdominal, anomalia (criptorquidia), não formam espermatozóides,sofrendo esterilidade temporária.

Testículos: É o órgão onde se formam os espermatozóides. É constituído por tubos finos e enovelado (os tubos seminíferos), e por camadas envoltórias de tecidoconjuntivo. A espermatogênese (ou formação de espermatozóides) ocorre por diferenciação e meiose de células localizadas na parede interna dos túbulos seminíferos. Entre os túbulos localizam-se as célulasintersticiais (ou células de Leydig), cuja função é produzir testosterona, o hormônio sexual masculino.

Epidídimo: É um enovelado localizado sobre o testículo em comunicação direta com os túbulosseminíferos. Os espermatozóides recém-formados passam para o epidídimo, onde terminam sua maturação e ficam armazenados até sua eliminação durante o ato sexual.

Ductos Deferentes: São dois tubosmusculosos que partem dos epidídimos e sobem para o abdome, contornando a bexiga. Sob a bexiga, os vasos deferentes provenientes de cada testículo se fundem em um único tubo, o duto ejaculador, que desembocana uretra.

Ducto Ejaculatório: São dois ductos que medem 2 cm de comprimento cada. São formados na próstata pela união do ducto seminal (vindo da glândula seminal) e do ducto deferente e...
tracking img