Sistema reprodutor femenino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTOLOGIA


No ovário identificamos duas porções distintas: a medula do ovário, que é constituída por tecido conjuntivo frouxo, rico em vasos sangüíneos, célula hilares (intersticiais), e acórtex do ovário, rica em folículos ovarianos, corpo lúteo e células intersticiais. Na região cortical predominam os folículos ovarianos, os quais são formados por ovócitos envolvidos por célulasepiteliais (células foliculares ou da granulosa). A superfície do ovário é revestida por um epitélio (de origem celomática) que varia do tipo pavimentoso ao cilíndrico simples (denominado impropriamente de epitélio germinativo). Logo abaixo deste epitélio há uma camada de tecido conjuntivo denso, a túnica albugínea. O estroma do ovário, entre as estruturas medulares e corticais, possui algumas célulasfusiformes, denominadas de células intersticiais ou de Leydig. Estas últimas respondem aos estímulos das gonadotrofinas e produzem hormônios sexuais, principalmente androgênios. A hiperplasia destas células pode ser vista em afecções ovarianas relacionadas ao hiperandrogenismo (hirsutismo), como na síndrome dos ovários policísticos. Na região cortical, dependendo da fase e da idade, podem-seidentificar: foliculos ovarianos, corpo lúteo e corpos albicantes.




Folículos ovarianos


O número total de folículos nos dois ovários da criança recém-nascida é de, aproximadamente 650.000, porém, a maioria, com o decorrer do tempo, desaparecerá devido a um processo de morte celular programada (apoptose), a atresia folicular, sendo que na menarca existem ao redor de 400.000. Deve-semencionar que os folículos formam-se somente na vida embrionária; assim, após o nascimento não se formam mais folículos. O foliculo ovariano, ou seja, a unidade funcional dos ováriosé formada pelo ovócito e as células foliculares que o rodeiam. Os foliculos são separados do tecido conjuntivo adjacente por uma lâmina basal.
Os ovócitos são oriundos das células germinativas primordiais e as célulasfoliculares do epitélio superficial, daí o nome de epitélio germinativo, pois acreditava-se que os ovócitos eram oriundos do epitélio superficial do ovário.
A partir da menacme, são recrutados, em cada ciclo menstrual, cerca de 1.000 folículos para amadurecimento, porém, em geral apenas um ovócito é liberado a cada ciclo, sendo que os outros degeneram. Desse modo, ocorre um esgotamento dos foliculosovarianos com o decorrer da idade. Os folículos são classificados em primordiais, primários (unilamelar), secundários (multilamelares ou em crescimento) e maduros(de De Graaf).
Enquanto os folículos ovarianos se diferenciam (primordiais, primários, secundários), os ovócitos encontram-se na primeira divisão meiótica; constituem os ovócitos primários. Nos ovócitos dos folículos ovarianos madurosinicia-se a segunda divisão meiótica, que só termina após a ovulação e a fertilização (ovócitos secundários).
O determinismo do processo do recrutamento dos folículos ovarianos ainda é desconhecido. Acredita-se que este processo se inicia em ciclos ovulatórios anteriores. Alguns autores referem que os folículos demoram quase um ano para iniciarem o processo de crescimento e desenvolvimento folicular.Também o processo de seleção não tem todos os seus mecanismos elucidados. Isto traz um grande desafio para os programas de reprodução humana, visto que não se consegue ainda otimizar o processo de indução de ovulação e, conseqüentemente, obter a fertilização de todos os ovócitos capturados após a estimulação folicular com gonadotrofinas.




Folículo ovariano primordial


Após onascimento, todos os folículos já estão formados e presentes nos ovários, sendo que os ovócitos ficam parados na primeira divisão meiótica (ovócitos primários). Estes folículos não respondem aos hormônios gonadotróficos (hormônio folículo - estimulante - FSH e hormônio luteinizante - LH) e são denominados de primordiais, estando presentes desde o nascimento até a menopausa, predominando na criança...
tracking img