Sistema renal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Renal
Os Rins: São órgãos pares que situam-se na cavidade abdominal, sendo um à direita e outro à esquerda da coluna vertebral, ao nível das últimas vértebras dorsais. Tem a forma de um grão de feijão, com comprimento aproximado de 11,25 cm, e uma largura de 5 a 7,5 cm e uma espessura de 2,5 cm. Sua cor é vermelho escuro. Cada rim possui, em sua borda interna, uma fenda, o hilorenal.Pelo hilo renal passam: a artéria renal, levando o sangue até os rins; a veia renal, que retira do sangue venoso dos rins e o envia para a veia cava inferior; o ureterm que leva a urina para a bexiga.
Os rins são constituídos internamente por néfrons. Os néfrons são túbulos finos que fazem a filtração do sangue. Cada rim contém cerca de 1 milhão de néfrons.
Os Néfrons é a unidademorfofuncional ou a unidade produtora de urina do rim. Cada rim contém cerca de 1 milhão de néfrons.
Os Néfrons são formados pelo glomérulo renal e pelo túbulo renal.
O Glomérulo Renal são formados por Cápsula Glomerular e Glomérulo.
O Túbolo Renal é formado por Túbulo contercido proximal, Alça de Néfron, Túbulo contorcido distal, Túbulo coletor.

O Glomérulo renal forma-se a partir de um aglomerado decapilares sanguíneos que vem da artéria renal.Envolvendo os glomérulos, temos as cápsulas glomerular, uma espécie de cápsula que junto com o glomérulo faz a filtragem do sangue.Ao chegar aos capilares, o sangue contém várias substâncias, como: água, ureia, glicose,sais, etc. Quando passa pelo glomérulo e pela cápsula glomerular tudo é filtrado e separado, as susbstâncias úteis ao organismo sãoabsorvidas e as que não são úteis vão para o túbulo renal e de lá para os bacinetes. No túbulo renal existe uma curva, chamada alça de Henle, onde também há absorção de substâncias úteis ao organismo.
Os rins possuem duas camadas que são:
* Camada Cortical: camada externa onde localizam-se os glomérulos e a cápsula gomerular.
* Camada Medular: camanda interna, nela localizam-se aspirâmedes de Malpighi, na base das quais ficam as alças de Henle e os tubos coletores. Nos ápices das pirâmides recebem o nome de papilas renais, nelas ficam localizada o hilo renal, é pelas papilas que passa a urina que vem dos túbulos e cai nos cálices, drigindo-se para as vias urinárias.
* Vias urinárias: são formadas pelos bacinetes, ureteres, bexiga e uretra.
* Bacinetes: são em números dedois,um para cada rim; formam-se da união dos cálices; neles a urina fica até o momento de ir para a bexiga.
Ureteres: São dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga. Órgãos pouco calibrosos, os ureteres têm menos de 6mm de diâmetro e 25 a 30 cm de comprimento.
Pelve renal é a extremidade superior do ureter, localizada no interior do rim.
* Bexiga: a bexiga urinária funcionacomo um reservatório temporário para o armazenamento da urina. Quando vazia, a bexiga está localizada infeirormente ao peritônio e posteriormente à sínfese púbica. Quando cheia, ela se eleva para a cavidade abdominal.
É um órgão muscular oco, elástico que, nos homens situa-se diretamente anterior ao reto e, nas mulheres está à frente da vagina e abaixo do útero.
Quando a bexiga está cheia,sua superfície interna fica lisa. Uma área triangular na superfície posterior da bexiga não exibe rugas. Esta área é chamada trígono da bexiga e é sempre lisa. Este trígono é limitado por três vértices: os pontos de entrada dos dois ureteres e o ponto de saída da uretra. O trígono é importante clinicamente, pois as infecções tendem a persistir nessa área.
A saída da bexiga urinária contém omúsculo esfíncter chamada esfíncter interno, que se contrai involuntariamente, prevenindo o esvaziamento. Inferiormente ao músculo esfíncter, envolvendo a parte superior da uretra, está o esfíncter externo, que controlado voluntariamente, permitindo a resistência à necessidade de urinar.
A capacidade média da bexiga urinária é de 700 – 800ml; é menor nas mulheres porque o útero ocupa o espaço...
tracking img