Sistema renal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Revista Multidisciplinar da Saúde – Ano II – Nº 04 - 2010 Artigo de Revisão - 62 CAUSAS E RISCOS DE INFECÇÃO URINÁRIA EM GESTANTES
CAUSES AND RISKS OF URINARY INFECTION IN PREGNANT WOMEN
Mirella Mazzer1, Jadson Oliveira da Silva2
1 Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba – SP, Brasil. Cursando Pós-graduação em Análises Clínicas naUniversidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba – SP, Brasil.
2 Prof. Ms. do curso de Farmácia, Faculdade das Ciências da Saúde, Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP– SP, Brasil.
Autor responsável:
Mirella Mazzer - e-mail: mirellamz@yahoo.com.br
Palavras – chave: Infecção urinária, gestação, complicações na gravidez



RESUMO
Infecção do trato urinário (ITU) é a presença ereplicação de bactérias no trato urinário, provocando danos aos tecidos do sistema urinário. Ela é uma das mais comuns infecções bacterianas na mulher, onde 40% das mulheres adultas têm pelo menos um episódio de ITU em suas vidas. A gravidez é uma situação que predispõe ao aparecimento de ITU, devido às mudanças fisiológicas (mecânicas e hormonais) que ocorrem nesse período da vida da mulher. Dentre ascomplicações perinatais das ITU, destacam–se o trabalho de parto e parto pré–termo, recém–nascidos de baixo peso, ruptura prematura de membranas amnióticas, restrição de crescimento intra–útero, paralisia cerebral/retardo mental e óbito perinatal. O objetivo da presente revisão foi abordar os principais aspectos diagnósticos, terapêuticos e as complicações dos casos de infecção do trato urinário(ITU) durante a gestação.
INTRODUÇÃO
Por infecção do trato urinário (ITU) entende–se a presença e replicação de bactérias no trato urinário, provocando danos aos tecidos do sistema urinário (Duarte, 2008). Ela pode atingir pessoas de qualquer sexo e idade, mas é mais frequente em mulheres uma vez que a uretra feminina é mais curta que a masculina e localiza-se próxima ao ânus, podendo ocorrercontaminação do trato urinário através das fezes. Outros fatores também podem contribuir para a infecção tais como a presença de cálculos renais, deformidades no aparelho urinário, contato com material infectado durante exame instrumental da bexiga, obstruções da uretra, entre outros (Herrera e Passini, 2001; Jacociunas e Picoli, 2007).
Entre os principais agentes envolvidos na infecção do tratourinário estão Escherichia coli, Proteus sp., Staphylococcus saprophyticus, Klebsiella sp., Enterobacter sp. e Enterococcus sp., sendo E. coli, o microrganismo mais comumente isolado (Jacociunas e Picoli, 2007).
A infecção do trato urinário representa uma das doenças infecciosas mais comuns durante a gestação, com frequência variando de 5 a 10%. Essa infecção pode ser sintomática ouassintomática, notando-se na gravidez a ocorrência de fatores que facilitam a mudança de infecções assintomáticas para sintomáticas (Duarte, 2003). Em gestantes, a infecção urinária é ainda mais preocupante quando assintomática, pois, justamente por passar despercebida, esta condição pode levar ao parto prematuro do bebê e em hospitalização da gestante (Delzell e Lefevre, 2000).
O desenvolvimento deinfecções urinárias acontece por meio das transformações anatômicas e fisiológicas que ocorrem no trato urinário durante a gravidez. A compressão extrínseca dos ureteres e a redução da atividade peristáltica provocada pela progesterona provocam dilatação progressiva das pelves renais e dos ureteres. Estas mudanças, junto com o aumento do débito urinário, levam à estase urinária que, juntamente com outrosfatores, predispõe à infecção (Narchi e Kurdejak, 2008; Burrow e Ferris 1988).
A infecção do trato genital frequentemente é associada à do trato urinário, tanto pelas modificações anatômicas e funcionais dessa região, decorrentes da gestação, quanto pelas modificações no pH e na flora vaginais. Muitas vezes, esse tipo de infecção é assintomática, o que pode resultar em problemas maternos e...
tracking img