Sistema pardidário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA – UAB
POLÓ ESPLANADA ADM. PUB.G4

ROMÁRIO ARAÚJO DOS SANTOS
ANA CAROLINA DE JESUS MONTEIRO
MARYLANE BARBOSA TOSTA
MARIVAN OLIVEIRA PIMENTA
MONICA FIGUEIREDO DE SANT’ANNA
ZALDO ALAN ALCANTRA NASCIMENTO

PESQUISA SOBRE REPRESENTAÇÃO
DE SISTEMA PARTIDÁRIO
DENTRO DO NOSSO COTIDIANO

Esplanada
2011.1

O presente trabalho éresultado da pesquisa: O Modelo de política da cidade de Alagoinhas-Ba, dando ênfase ao modelo da gestão passada, adotada pelo governo do partido dos trabalhadores.
Faremos uma breve explanação a respeito da gestão passada, mostrando pontos positivos e negativos da gestão participativa.
O modelo de Gestão de Orçamento Participativo (OP) em Alagoinhas-Ba, que se consolidou ao longo dosanos sobre a gestão do Partido dos Trabalhadores (PT), e o envolvimento da população no processo Orçamentário Participativo. Adotamos uma análise qualitativa e quantitativa, apoiada em estudos teóricos dos assuntos respectivos da disciplina em questão e dados empíricos, como a opinião do cidadão que é governado pela gestão aqui sendo demonstrada na qual obtiveram os seguintes resultados: apesar daspráticas clientelistas ainda operarem na política administrativa do município, interferindo na finalização e execução das prioridades, dada a ausência de uma fiscalização eficaz por parte dos delegados eleitos para o Fórum do Orçamento Participativo, a população exerce a sua cidadania, participando das discussões sobre o Orçamento Público (OP), escolhas das prioridades e dos delegados, que irãocompor o Fórum do Orçamento Participativo. Portanto, chegando assim na conclusão que, este Modelo de Participação Popular, deixa transparecer conflitos e contradições, entre a proposta defendida por órgãos da prefeitura e sua execução prática. Pois, o que se observou com nitidez no decorrer da pesquisa é que ainda hoje existem indícios de relações clientelísticas como citado acima que contribuem namanutenção da política tradicional e interferem no processo da construção democrática e de uma nova cultura política, baseada na participação e controle social das políticas públicas.
A pesquisa indicou ainda, que apenas 10% a 15% das verbas são destinadas ao OP, o que corresponde a uma pequena parcela para a execução das prioridades discutidas nas assembléias, dificultando, assim, quemuitas deliberações importantes não cheguem a sua conclusão, gerando a insatisfação e a descrença da população. Outro problema diz respeito aos recursos, pois, as verbas públicas estão praticamente comprometidas com a

folha de pagamento do município, uma vez que a prefeitura de Alagoinhas tem grandes custos com o seu quadro funcional, que corresponde a 60% de seus recursos. Enfim, a pesquisa nosindicou que, apesar dos limites orçamentários e das relações clientelistas ainda vigentes na gestão administrativa, a população vem exercendo o seu papel democrático, à medida que procura exercer a sua cidadania discutindo e escolhendo as prioridades e os delegados para a OP. Entretanto, apesar disso, ficou evidente também que o exercício de participação e fiscalização tem pouca efetividade naimplementação e na execução das demandas indicadas pela comunidade, isso porque, os eleitos para os fóruns são omissos no momento da fiscalização e execução das obras que beneficiariam as regiões. E por fim a pesquisa indica também que o processo participativo ainda é muito restrito com pequena participação dos representantes do legislativo, das associações comunitárias, o que enfraquece a organizaçãodas comunidades.
Agora precisamos deixar de lado os resultados e demonstrarmos de forma formal e cientificas alguns conceitos de sistemas partidários como vantagens e desvantagens dos sistemas Majoritários e Proporcionais para que possa existir um melhor entendimento por todos.

VANTAGENS DO SISTEMA MAJORITÁRIO
Assim como na opção por qualquer medida, a adoção pelo...
tracking img