Sistema organizacional da cbc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Fundada em 1974, por Cláudio ex-gerente de uma loja de modas conceituada, e por Marcel francês com larga experiência em confecções em seu país de origem, iniciaram uma pequena oficina de confecções, que logo progrediu para a produção em série.
O primeiro com larga experiência na área, ficou responsável pelas funções administrativas e comerciais. Já o segundo, artesão porvocação e com aptidões técnicas e mecânicas, pela área de produção e indústria.
Juntos Cláudio e Marcel se complementam. E através deles, a empresa produzia e vendia, crescendo vertiginosamente.

Em 1978, eles mudaram a denominação social da empresa para CBC : Companhia Brasileira de Confecções.
E em pouco tempo, a CBC transformou-se em uma das maiores indústrias de confecções do país, atendendocom seus produtos todo o território nacional, a consumidores e lojas de roupas em geral.

A sua missão, é a produção de mercadorias com alta qualidade e excelência, em busca do sucesso comercial e expansão de sua indústria.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

A indústria possuía em seu quadro, cerca de quinhentos funcionários, adotava o nível de planejamento estratégico, e tinha emCláudio, o diretor presidente, o seu líder centralizador inconteste, e único responsável pela tomada de decisões.
O resto da diretoria era composta, por Marcel, sócio e diretor superintendente, um diretor técnico, um diretor comercial, um diretor industrial, um diretor financeiro e um diretor administrativo.
A situação econômico-financeira da CBC era bastante sólida, e com isso ela crescia noespaço e avançava no tempo.
Mas no ano de 1980, Cláudio teve um problema de saúde repentino e teve que se ausentar da empresa por um longo período de tempo. Após o seu afastamento, os sete diretores, conhecidos como “família CBC”, ficaram incapazes e inseguros, para assumir a responsabilidade da tomada de decisões. Esse problema foi ocasionado pelo modelo de gestão implantado por Cláudio, que nãodesenvolveu nos seus colegas de diretoria, a capacidade de analisar os problemas e assumir a responsabilidade de resolvê-los. E em virtude disso, a CBC não tinha um sistema de planejamento estratégico, não estabelecia metas à longo prazo, e nem objetivos bem definidos. E não havia nenhum acompanhamento em relação à esse assunto.
Não havia preocupação pelo futuro, por uma possível sucessão, seja nonível da presidência, haja vista sua dependência em relação ao mesmo, ou nos demais cargos da diretoria.


3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

Na CBC não existia canal de sugestões diretas ou indiretas, mesmo com a relação entre presidente, diretores e funcionários serem extremamente amigáveis e cordiais. Em qualquer situação de decisão a palavra final sempre emitida pelo diretorpresidente, sem a contestação dos demais colegas de diretoria.
Conforme o modelo de gestão implantado por Cláudio, as decisões são sempre tomadas a nível gerencial.
A nível operacional cabia apenas às tarefas destinadas ao seu cargo e função.

Erros cometidos, seja por negligência ou falta de atenção, eram tratados com o rigor necessário, através de advertência formal, e instruções para ofuncionário executar o seu trabalho com a concentração necessária, para assim obter o melhor resultado, transformado em qualidade para a empresa. Em reincidência, suspensão e posterior demissão.

O funcionário que pecava na tentativa de melhorar sua atividade de trabalho, caso o erro não provocasse grandes prejuízos, era encorajado a continuar o seu processo produtivo sem grandes problemas. Já se o fato denão seguir a norma regular da empresa, gerasse um inconveniente maior, receberia o mesmo tratamento do erro por negligência.

4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC

Baseado no conceito de administração de Cláudio, os líderes de sua empresa nunca delegam suas tarefas aos subordinados. As determinações de cada departamento, fica a cargo da chefia correspondente.

A empresa costuma...
tracking img