Sistema operativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 2
Processos 3
O que é um processo computacional? 3
Subdivisão dos processos 3
Ocorrência de processos 4
Processos Sequenciais 4
Processos Paralelos 5
Estado do processo 5
PCB e tabelas de processos 8
Tipos de informações do PCB 9
Operações sobre processos 10
Comunicação entre processos (InterProcess Communication IPC) 10
Competição por recursos 11Regiões críticas 11
Thread ou processo leve 11
Threads de usuário e de kernel 12
Threads de usuário 12
Threads de kernel 12
Modelos de multithreading 13
Model o muitos-para-um 13
Modelo um-para-um 13
Modelo muitos-para-muitos 13
Threads do Solaris 2 14
Benéfıcios do uso de Threads 14
Conclusão 15
Bibliografia 16

Introdução
O estudo e o desenvolvimento dos sistemasoperacionais requer a compreensão de um conceito fundamental: processo computacional. Veremos no trabalho que os processos computacionais constituem a unidade básica de administração de um sistema e, que junto deste importante conceito, surgem uma serie de problemas que devem ser adequadamente equacionados dentro de qualquer sistema operacional.

Os primeiros sistemas de computação só permitiam que umprograma fosse executado de cada vez. Esse programa tinha controlo completo do sistema e acesso a todos os recursos do sistema. Os sistemas de computação modernos permitem que múltiplos programas sejam carregados na memória e executados de forma concorrente. Essa evolução exigiu maior controlo e mais compartimentalização dos vários programas. Essas necessidades resultaram na noção de um processo.O conteúdo apresentado neste trabalho é fruto de muita pesquisa do grupo autor e do incentivo do docente na concretização do mesmo. Sendo sistemas operacionais um contexto vasto aceitamos a responsabilidade de escrever sobre um tema importantíssimo já referido (processos).

Processos
Antes de abordar sobre qualquer assunto é importante perceber o conceito do mesmo, desta feita tentemosentender o que será processos.
O que é um processo computacional?

Um processo computacional ou simplesmente processo pode ser entendido como uma actividade que ocorre em meio computacional, usualmente possuindo um objectivo definido, tendo duração finita e utilizando uma quantidade limitada de recursos computacionais.

Esta definição traz algumas implicações: apenas as actividades queacontecem num sistema computacional são compreendidas como sendo processos computacionais. Outro ponto importante é a duração finita, pois isto implica que um processo computacional, por mais rápido ou curto que possa ser tem sempre uma duração maior que zero, ou seja, não existem processos instantâneos. Alem disso, um processo utiliza ao menos um dos recursos computacionais existentes para caracterizarseu estado.

Simplificando, podemos entender um processo como uma instância de um programa em execução, o que envolve o código do programa, os dados em uso, os registadores do processador, sua pilha (stack) e o contador de programa alem de outras informações relacionadas a sua execução.

Um sistema consiste em uma colecção de processos. Os processos do sistema operacional executam código dosistema e os processos de usuário executam código de usuário. Todos esses processos podem ser executados de forma simultânea. O sistema operacional é responsável pelas seguintes actividades em relação à gerência de processos:
* a criação e exclusão de processos de sistema c de usuário;
* o escalonamento de processos e o fornecimento de mecanismos para sincronização, comunicação etratamento de deadlocks para processos.
Enfatizamos que um programa por si só não é um processo. Um programa é uma entidade passivo, como o conteúdo de um arquivo armazenado em disco, enquanto um processo é uma entidade activa, com um contador de programa especificando a próxima instrução a ser executada e um conjunto de recursos associados.

Subdivisão dos processos(ca

Outro ponto importante é...