Sistema operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Monousuário / Multitarefas


É um sistema que só pode ser usado por um único usuário em um determinado tempo e uma versão domestica do Windows.

Todos os sistemas de tempo compartilhado são sistemas multiusuários, mas a maioria dos sistemas de processamento em lote para mainframes também são, para evitar deixar a UCP ociosa enquanto espera que operações de entrada/saída sejamconcluídas.




Multitarefa executa mais de um programa ao mesmo tempo, o primeiro sistema informatizado a usar multitarefa foi o britânico LEO III, completado 1961. A multitarefa primitiva foi implementada nas versões iniciais do Unix em 1969, e é o padrão no Unix e em sistemas operacionais similares, incluindo Linux, Solaris e BSD em suas variações.

Pode parecer, atualmente, difícil deimaginar um computador monotarefa, que apenas permita utilizar uma aplicação, mas de fato, houve um percurso histórico notável até se atingir o nível atual de paralelização de processos. Com efeito, os primeiros computadores apenas permitiam executar uma única tarefa de cada vez. O Apple DOS é um excelente exemplo disso, já que foi dos primeiros sistemas operativos para computadores pessoais.

Oprimeiro passo para a multitarefa no MS-DOS foi a criação dos TSR's (Terminate and Stay Resident), pequenos programas que permaneciam em memória enquanto se executava outro programa, e que podiam instalar rotinas de tratamento de interrupções para serem ativados posteriormente. Ou seja, estando o utilizador a escrever um texto num processador de texto, por exemplo, poderia apertar uma combinação deteclas que dispararia uma interrupção e chamaria a TSR de uma agenda pessoal para tirar notas. Assim, do ponto de vista do processador, o processo do processador de texto era bloqueado e passava-se o controle para a agenda. Quando o utilizador terminasse, voltava-se ao processador. Ambos os programas coexistiam, mas não podiam ser executados simultaneamente.

O passo seguinte foi a emulação demultitarefa. Exemplos disto eram as primeiras versões de Windows, que este executava sobre DOS (monotarefa), mas o núcleo do Windows fazia a sua própria gestão dos processos. Curiosamente, se um processo bloqueasse o Windows, todas as aplicações teriam que ser terminadas, pois eram todas dependentes.
Um multiprocessador ou sistema multiprocessado é um sistema integrado de computação com as seguintescaracterísticas:

Envolve dois ou mais processadores físicos (sejam processadores separados ou múltiplos núcleos encapsulados no mesmo chip) ou lógicos (processador(es) com a tecnologia HyperThreading da Intel) com o mesmo poder computacional e cada um capaz de executar processos autonomamente. Isto implica que não há nenhuma unidade central de controle; cada processador contém sua própriaunidade de controle. Assim, efetivamente, a lógica de controle é distribuída pelo sistema.

Os processadores compartilham um único espaço de endereçamento de memória. O sistema de hardware é como um todo gerenciado por um único sistema operacional. O sistema operacional com suporte a multiprocessamento deve ser capaz de:

 Suportar multitarefa;
 Manter múltiplas filas de processos, uma para cadaprocessador.

Características dos Monousuários:

É um sistema para uso exclusivo de uma única pessoa. Á Vantagem de um único usuário é a segurança de dados e a proteção como informações confidencias e dados importantes que não devem ser manipulados por outros.

Características dos Multitarefas:

Em computação, multitarefa é a característica dos sistemas operativos que permite repartir autilização do processador entre varias tarefas aparentemente simultaneamente, são sistemas operacionais que permite executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Porem para que esse tipo de coisa seja plenamente realizada, torna-se necessário a utilização de uma maquina com duplo processador, seja duplo núcleo de processador (uma espécie de processador dividido em dois) sejam dois processadores na...
tracking img