Sistema operacional ibm aix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IMB AIX
Alex Machado, Fernando Leal, Fernando Rocha, Eyner Muniz, Jaqueline Couto, Rai Medeiros
UniCEUB – Centro Universitário de Brasília
alexmachado1988@gmail.com, {nandoleal7,fernando_ddf}@hotmail.com, {eynermuniz,jackmoreira,rai.s.medeiros}@gmail.com
Abstract. Operating System AIX (Advanced Interactive EXecutive) is a IBM's version, based on open-code standards of UNIX. In comninationwith IBM, the system offers new levels of flexibility and performance allowing consolidate workloads on fewer servers wich can increase efficiency and save energy. AIX has an important stategy to offer great new features while maintaining full compatibility with previous versions. Ar first, supports files and partitions larger than 16 TB.
Resumo. O Sistema Operacional AIX, Advanced InteractiveeXecutive, é uma versão da IBM baseado nos padrões abertos do UNIX. Em combinação com a IBM, o sistema oferece novos níveis de flexibilidade e desempenho permitindo consolidar cargas de trabalho em menos servidores que podem aumentar a eficiência e economizar a energia.  O AIX possui uma importante estratégia ao oferecer novos recursos excepcionais ao mesmo tempo em que mantém plena compatibilidade comsuas versões anteriores. A principio, suporta arquivos e partições de tamanho superior a 16 TB.

Introdução
O IBM AIX é um sistema operacional baseado em UNIX, com código fonte aberto. Suporta grandes quantidades de processadores e memória de acesso aleatório. O sistema operacional vem sendo usado como padrão em servidores IBM da série Power.
Este trabalho apresenta o AIX ao leitor desdeseus primórdios até seu status atual, ressaltando características como sua forma de operar, capacidade operacional, etc.
O artigo foi dividido em oito seções: Histórico, características, sistema de arquivos, gerência de entrada e saída, gerência de memória, gerência de processador, estrutura do sistema e processos e threads
1. Histórico
Antes de ser comercializado, a sigla do AIX significavaAdvanced IBM UNIX, sendo alterada para Advanced Interactive eXecutive, com o início das vendas.

Figura 1, antiga logo do AIX

1.1. AIX: Versão 1
A primeira versão do AIX foi lançada em 1986, o sistema foi baseado em parte no PC/IX, um sistema operacional para sistemas interativos que são executados em IBM/PC e compatíveis. A instalação da primeira versão do AIX era feita com oito mídiasdisquete de 1.2MB
1.2. AIX: Versão 2
A segunda versão do AIX começou a ganhar espaço nos equipamentos IBM/RT. Esses equipamentos foram baseados no chip ROMP, primeiro chip comercial da RISC. A configuração normal do RT vinha com 4MB de memória RAM, podendo ser expandida até o máximo de 16MB; disco rígido de 20MB podendo ser expandido para 300MB; mouse; monitor; placa de som e placa de rede.1.3. AIX: Versão 3
A terceira versão do AIX foi disponibilizada com várias inovações. O sistema foi o pioneiro dos sistemas operacionais a introduzir a idéia de Journalling file system (sistema de arquivos criado para o AIX, o sistema tem uma estrutura inode, armazena localização dos blocos de cada arquivo nas estruturas de disco. O JFS pode alocar espaço dinamicamente para os inodes epermite redimensão de partições do sistema sem que seja necessário desligar o computador). Essa idéia de sistema de arquivos jornalizado evitava a necessidade de checagens de consistência do sistema de arquivo freqüentes (FSCK), aumentando a velocidade do boot do sistema.
Essa versão do sistema também trouxe consigo a introdução de bibliotecas compartilhadas. Esse procedimento evitava que asaplicações tivessem ligações estáticas com as bibliotecas usadas, logo pequenos binários começaram a usar menos RAM do hardware e menos espaço em disco na instalação.
O AIXv3 abandonou o micronúcleo do AIXv2, gerando uma versão mais "pura" que a versão 2, que herdou características da primeira versão.
1.4. AIX: Versão 4
A versão 4 do AIX foi lançada em 1994, foi a primeira versão do AIX com...
tracking img