Sistema neuro-hormonal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ano letivo 2012-2013
“Síntese proteica”

Curso EFA – Nível Secundário
Áreas de competência chave
Sociedade Tecnologia e Ciência: UC 7 - Fundamentos




DNA
O DNA, molécula na qual é armazenada toda a informação genética, é um polímero de unidades que se repetem, os nucleótidos. Estes são constituídos por um grupo fosfato, uma pentose (a desoxirribose, no cado do DNA) e uma baseazotada.
Fig. 1 – Nucleótido de DNA.
Fig. 1 – Nucleótido de DNA.
Os nucleótidos diferenciam-se entre si pelas suas bases, podendo estas ser: Adenina, Timina, Citosina e Guanina.
Estas ligam-se sempre consoante a sequência A-T e C-G, ou seja, a Adenina liga-se sempre à Timina e a Citosina sempre à Guanina.
O DNA é uma molécula tridimensional com algumas características especificas:
* Éformado por duas cadeias polinucleotídicas enroladas em hélice, estando estas cadeias unidas por pontes de hidrogénio que se estabelecem entre as bases azotadas;
* O emparelhamento das bases complementares forma os “degraus” da moléculas de DNA, possuindo os mesmo comprimento e encaixando uniformemente na dupla hélice;
* Os nucleótidos destas moléculas estão ligados por ligaçõescovalentes que se estabelecem entre o grupo fosfato de um nucleótido e a desoxirribose do nucleótido seguinte;
* Fig. 2 – Molécula de DNA.
Fig. 2 – Molécula de DNA.
As duas cadeias polinucleotídicas da dupla hélice desenvolvem-se em direcções opostas. Quando uma cadeia está em crescimento, cada novo nucleótido liga-se pelo grupo fosfato (5’) ao carbono 3’ do último nucleótido da cadeia,repetindo-se este processo sequencialmente no sentido 5’-3’. Estas cadeias dizem-se, assim, antiparalelas.

Embora o DNA seja formado por apenas quatro nucleótidos diferentes, o número e a sequência dos nucleótidos definem a informação nele armazenada.
Esta informação encontra-se armazenada em pequenos segmentos de moléculas de DNA, os genes.
Todo o conjunto de genes que constitui num individuoforma o genoma. Este ultimo permite que cada um tenha características que o tornam único.

Para alem DNA também existe o RNA (acido ribonucleico).
O RNA, ao contrario do da molécula de DNA, é formado por uma cadeia simples de nucleótidos e no lugar da desoxirribose está a ribose.
Estas também diferem ao nível das bases azotadas que os compõem. No RNA, o uracilo vem em substituição da timina.Assim as bases do RNA são: Adenina, Uracilo, Citosina e Guanina.







Fig. 3 – Molécula de RNA.
Fig. 3 – Molécula de RNA.



DNA e Síntese proteica
Os nucleótidos passam por um processo no qual “transformam” a sua linguagem em linguagem de proteínas. Este processo denomina-se síntese proteica e divide-se em três fases:
Fig. 4 – Síntese proteica.
Fig. 4 – Sínteseproteica.


1ª Fase – Transcrição
Esta fase ocorre no núcleo da célula e corresponde à síntese de RNA a partir de uma cadeia de DNA que contém informação e que lhe serve de molde. Esta síntese faz-se na presença da enzima RNA-polimerase, fixando-se esta sobre uma certa sequência de DNA, deslizando ao longo dela e provocando a sua abertura, iniciando-se a transcrição da informação.
Após apassagem da RNA-polimerase, a molécula de DNA reconstitui-se pelo estabelecimento de ligações de hidrogénio entre as bases complementares.
2ª Fase – Processamento/Maturação
Esta ocorre também no núcleo da célula.
O DNA é constituído por sequências não codificável, os intrões, intercaladas entre sequências codificáveis, os exões. Na transcrição, ter-se-á formado uma RNA pré-mensageiro e aqui, noprocessamento, vão lhe ser retirados os intrões, por ação enzimática, havendo posteriormente a união de exões (sequência de nucleótidos que irão codificar aminoácidos necessários para a síntese proteica). Estas transformações conduzem à formação de uma RNA mensageiro.
3ª Fase – Tradução
A tradução, que ocorre no citoplasma, corresponde à conversão da informação presente no RNA mensageiro...
tracking img