Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO

O Sistema Nervoso Autônomo compreende a porção eferente visceral do sistema nervoso e é fundamental para a manutenção da homeostase interna do organismo. Devido suacaracterística eferente, suas fibras saem do sistema nervoso central através da região anterior da medula e do tronco encefálico. É dividido em sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático.

Osistema nervoso eferente somático possui um único neurônio que sai do sistema nervoso central, possuindo seu corpo na coluna anterior da medula e do tronco encefálico. Sua terminação é caracterizada pelapresença de uma estrutura denominada placa motora que estabelece a ligação funcional entre essa terminação e os músculos estriados esqueléticos.

Por outro lado, o sistema nervoso eferente visceralou autônomo possui dois neurônios que ligam o sistema nervoso central às vísceras, glândulas, músculo liso e músculo estriado cardíaco. O primeiro é conhecido como neurônio pré-ganglionar e possui seucorpo celular localizado na medula. Seu axônio constitui a fibra pré-ganglionar e se une ao corpo do neurônio pós-ganglionar, situado em um gânglio.

A fibra do neurônio pós-ganglionar abandona ogânglio e se dirige à estrutura a ser inervada sendo conhecida como fibra pós-ganglionar. A fibra pré-ganglionar possui uma camada de revestimento interna denominada bainha de mielina, formada porcélulas de Schwann e uma camada externa conhecida como bainha de neurilema.

A fibra pós-ganglionar possui bainha de neurilema mas a bainha de mielina está ausente. Essa fibra recebe o nome de fibra deRemak. Outra característica importante é que a fibra terminal no sistema nervoso autônomo não possui placa motora. Os corpos de neurônios pré-ganglionares apresentam diferenças quanto à localização. Nocaso do sistema nervoso parassimpático, localizam-se no tronco encefálico e na porção sacral da medula. Assim, diz-se que o sistema nervoso parassimpático é crânio-sacral enquanto o simpático é...
tracking img