Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA NERVOSO


Dividido em:
1) Sistema Nervoso Central (cérebro e medula espinhal)
2) Sistema Nervoso Periférico (estruturas restantes no corpo)

N sistema nervoso, os neurôniossão agrupados em grandes conjuntos com identidade funcional. Isso faz com que as diferentes funções sejam localizadas em regiões restritas. Cada região, no entanto, faz a sua parte, contribuindo para ainteração funcional do conjunto. Cada função é executava por uma parte do sistema nervoso, mas todas as partes operam coordenadamente.
Essa é a teoria da localização de funções no sistema nervoso.* Ambos sistemas são formados por neurônios e células da glia.

Neurônios:
São células sinalizadoras do sistema nervoso, transmitem e processam sinais.
Sua forma é adaptada para estafunção considerada nobre.

Os dendritos captam os sinais.
Os axônios levam as mensagens para outras células do corpo.

Os neurônios se comunicam através das sinapses, que sãozonas de contato entre dois neurônios ou entre um neurônio e uma célula muscular. A sinapse é o centro de transmissão elétrica do sistema nervoso. Ela pode emitir sinais, bloquear sinais ou até mesmomodificar inteiramente.
O impulso nervoso é o principal sinal de comunicação do neurônio, um pulso elétrico gerado pela membrana, rápido e invariável, que se propaga com enorme velocidade ao longo doaxônio. É na extremidade do neurônio que há a passagem da mensagem, de forma química, intacta ou modificada, para a célula seguinte.

Neoróglia:
Conjunto de células não-neuronais, os gliócitos oucélulas da glia, que existem em maior quantidade no cérebro.
Desempenham funções de “infra-estrutura”, são as servas dos neurônios. São assim consideradas porque as funções de transmissão de sinais,ditas nobres, são feitas pelos neurônios e para que estes possam funcionar corretamente, é preciso de uma estrutura funcionando simultaneamente para que os neurônios não tenham que cuidar de todas...
tracking img