Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Funções do sistema nervoso:

O sistema nervoso é o principal regulador de nossas funções, exercendo controle sobre quase todas as atividades ou eventos que ocorrem a cada momento no nosso corpo.Tal controle é feito através da transmissão de impulsos que percorrem os diversos circuitos neuronais e liberação de mediadores químicos através das numerosas terminações encontradas nas célulasnervosas.

[pic]

Sistema Nervoso central – é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo é o conjunto de órgãos nervosos alojados no crânio; compreende:


Cérebros – No cérebro sãoproduzidos o pensamento, as crenças, as recordações, o comportamento e o humor. O cérebro é a sede do pensamento e o centro de controle do restante do organismo. Ele coordena as faculdades do movimento, otato, o olfato, a audição e a visão; permite que as pessoas formem palavras, e comunique-se entre si.

Cerebelo – é localizado logo abaixo do cérebro, o cerebelo é dividido em duas porções: umaexterna formada de substancia cinzenta e outra interna, formada de substancia branca e cheia de ramificações, lembrando uma árvore; por isso, o cerebelo também é conhecido por arvore da vida. Quanto àsfunções, o cerebelo influi na manutenção do equilíbrio do corpo e por ele se efetua a coordenação dos movimentos voluntários.

Protuberância – é localizada abaixo do cérebro, diante do cerebelo eacima do bulbo. Serve de ponte de ligação entre o bulbo, o cerebelo e o cérebro. A parte externa é formada por substancia branca e a interna, por substancia cinzenta. Como centro nervoso, a protuberânciainterfere nas emoções e determina reações que as acompanham, como a aceleração dos movimentos respiratórios e da pulsação arterial.

Bulbo – localiza-se abaixo da protuberância, nesta parte doencéfalo estão localizados dois dos mais importantes centros nervosos, ou seja, o centro respiratório e o centro cardiovascular. Estes centros localizam-se na região do bulbo chamada nó vital. Uma agulha...
tracking img