Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Conceituar sistema nervoso do ponto de vista funcional;
Controla e coordena as funções de todos os sistemas do organismo e ainda, recebendo estímulos aplicados àsuperfície do corpo, é capaz de interpretá-los e desencadear, eventualmente, respostas adequadas a estes estímulos, muitas funções do sistema nervoso dependem da vontade emuitas outras ocorrem sem que delas tenhamos consciência.
2. Citar os envoltórios do SNC e definir os espaços existentes entre eles;
Meninges: dura-máter, aracnóide e apia-máter. A dura-máter é a mais espessa delas e a pia-máter a mais fina e está intimamente aplicada ao encéfalo e à medula espinhal. Entre as duas está o aracnóide, da qualpartem fibras delicadas que vão ter à pia-máter, constituindo uma rede semelhante a uma teia de aranha. A aracnóide é separada da dura-máter por um espaço capilar denominadoespaço subdural e da pia-máter pelo espaço subaracnóide, onde circula o líquido cérebro-espinhal (ou liquor).
3. Citar as partes constituintes do SNC;
O SNC estáconstituído por estruturas que se localizam no esqueleto axial (coluna vertebral e crânio): são medula espinhal e o encéfalo.
4. Citar os ventrículos encefálicos e suascomunicações;
A luz do telencéfalo corresponde aos ventrículos laterais (direito e esquerdo);
A luz do diencéfalo corresponde ao 3º ventrículo. Os ventrículos lateraiscomunicam-se livremente com o 3º ventrículo através do forame interventricular;
A luz do mesencéfalo é um canal estreitado, o aqueduto cerebral, o qual comunica com o 3ºventrículo com o 4º ventrículo;
A luz do rombencéfalo corresponde ao 4º ventrículo, este é continuado pelo canal central da medula e se comunica com o espaço subaracnóide.
tracking img