Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Nervoso
Cada movimento inconsciente, como o piscar dos olhos, até a ação voluntária de levantar os braços, depende do sistema nervoso. Esse sofisticado mecanismo espalha-se por todas as partes do corpo, trazendo inúmeras informações, transmitindo ordens e estimulando as ações musculares e dos demais órgãos. Sendo assim, o sistema nervoso constitui uma complexa rede transmissora quepossibilita a relação do organismo com o ambiente, seja ele externo (fora do corpo) ou interno (dentro do corpo).
O sistema nervoso é formado pelas seguintes estruturas:
* sensoriais, que captam estímulos externos e internos;
* integradoras, que processam e guardam as sensações nervosas;
* motoras, que produzem movimentos musculares e secreções glandulares.

O ser humano apresenta osistema nervoso mais complexo de todos os seres vivos; sendo composto pelo sistema nervoso central (o encéfalo e a medula espinhal) e os nervos periféricos, que servem todas as partes do corpo.
Os animais invertebrados possuem sistemas muito mais primitivos. Uma esponja, por exemplo, não tem nervos, são aneuromiários. Comparação entre os Os cnidários possuem uma rede espalhada vários tipos desistemas de células nervosas, que forma o sistema nervoso difuso, enquanto os platelmintes apresentam um sistema ganglionar, com gânglios cerebrais e um par de cordões nervosos. As minhocas apresentam uma disposição semelhante, que consiste em nervos laterais que se ramificam em cada segmento do corpo. Nos insetos, o gânglio cerebral forma um "cérebro rudimentar" que controla as diversas atividades.Os neurônios
As células nervosas ou neurônios são especializadas na propagação dos impulsos nervosos. A estrutura dessas células é formada por:
* corpo celular;
* dendritos (expansões do corpo celular);
* axônio;
* telodendros (ramificações terminais dos axônios).
Veja mais em: Neurônios

Sinapse
É a região entre os terminais axônicos de um neurônio e a superfície de outracélula, que pode ser um outro neurônio, um músculo ou uma glândula. As mais comuns são: sinapse entre um neurônio e outro neurônio, e entre um neurônio e uma fibra muscular (neuromuscular).
Por meio do impulso nervoso há liberação de mediadores químicos, que atravessam a sinapse e podem excitar ou inibir a célula seguinte.
São mediadores químicos ou neurotransmissores: acetilcolina, adrenalina[epinefrina), noradrenalina {norepinefrina), serotonina, dopamina.
Veja mais em: Sinapse do Neurônio

Divisões do sistema nervoso
O sistema nervoso pode ser dividido em central e periférico.
Sistema nervoso central (SNC)
Encéfalo
* Cérebro: Recebe os estímulos dos órgãos dos sentidos, controla a musculatura esquelética (voluntária) e é responsável pela memória e inteligência.
*Cerebelo: Controla os movimentos e o equilíbrio do corpo.
* Bulbo: Regula os batimentos cardíacos e a respiração.
Medula espinhal
É um órgão ligado ao bulbo e aos 31 pares de nervos raquidianos que funciona como uma estação retransmissora para o encéfalo. As informações colhidas nas várias regiões do corpo chegam à medula e são retransmitidas ao encéfalo para serem analisadas. Grande parte das ordenselaboradas no encéfalo passam pela medula para chegar ao seu destino.
Os órgãos do SNC são protegidos por três membranas formadas por tecido conjuntivo, as meninges e pelos ossos do crânio e da coluna vertebral. A meninge mais externa denomina-se dura-máter, a intermediária aracnóide (semelhante a uma teia de aranha) e a membrana permanece em contato direto com a massa nervosa, chama-se pia-máter.Entre a aracnóide e a pia-máter e também no interior das cavidades do sistema nervoso, circula o líquido cefalorraquidiano, que funciona como proteção complementar do encéfalo e da medula, amortecendo os choques mecânicos, como no caso de uma batida na cabeça.
Sistema nervoso periférico (SNP)
O sistema nervoso periférico é dividido em somático ouvoluntário e visceral ou autônomo.
SNP...
tracking img