Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O homem depende de seus sentidos e é através deles que entra em contato com os estímulos que o cerca, e a partir das informações e experiências captadas pelos sentidos passa a construir suas discriminações elaborar respostas, seus conceitos seus pensamentos, seus conhecimentos e sensações.
É tão importante à função de cada sentido que a ausência de um deles priva o organismo deum conjunto de informações fundamentais causando lacuna na experiência integração e o funcionamento dos demais sentidos.
Para detectarmos modificações do meio ambiente e do nosso próprio corpo, necessitamos de receptores que captam os estímulos, os manda por vez nervo para o sistema Nervoso, para que o córtex cerebral os interprete.
Este trabalho será apresentado à disciplina Fisiologia Humanatendo como objetivo principal caracterizar, conceituar e dar as funções de cada parte do sistema nervoso.

2. SISTEMA NERVOSO
O sistema nervoso ou sistema neural humano, originado a partir do ectoderma (um folheto embrionário), é formado por neurônios, células da glia e reduzida quantidade de substâncias intracelulares, atuando diretamente na coordenação funcional dos diferentes órgãos e demaissistemas, armazenando informações, captando sensações e efetuando reações por mecanismos hormonais e motores.
Esse sistema compreende o encéfalo, a medula espinhal, constituindo o sistema nervoso central (SNC), e os nervos cranianos, nervos espinhais e os gânglios nervosos, constituindo o sistema nervoso periférico, subdividido em: autônomo parassimpático e autônomo simpático.
Noparassimpático, as vias nervosas apresentam gânglios situados longe do sistema nervoso central, partindo do encéfalo ou da região sacral. Enquanto no simpático os gânglios se localizam nas proximidades da medula espinhal, partindo da região torácica e lombar.
O principal componente desse sistema é a célula neuronal (o neurônio), altamente especializada na recepção e condução de impulsos de natureza elétrica,possuindo grande variedade quanto ao tamanho, forma e função.
2.1. Neurônio:
2.1.1. Tipos de Neurônios
Neurônios Sensitivos ou Aferentes: Recebem impressões do mundo exterior e levam ao encéfalo;
Neurônios Motores ou Eferentes: Transporta impulsos do encéfalo aos músculos.
Neurônios Mensageiros: Localizados no encéfalo e na medula espinhal, esses transportam impulsos entre as partes doencéfalo, medula espinhal e entre os neurônios sensitivos e motores.
Neurônios Receptores: Percebem o ambiente (químicos, luz, som, toque) e codificam essas informações em mensagens eletroquímicas, que são transmitidas pelos neurônios sensoriais;
2.1.2. Estrutura dos Neurônios
Corpo celular ou pericário → centro região de concentração citoplasmática e núcleo de um neurônio, de onde partem numerosasramificações;
Dentritos → prolongamentos anexos das ramificações do pericário, efetuando a recepção dos estímulos nervosos;
Axônio → prolongamento extenso com diâmetro constante, projetado do corpo celular, podendo medir mais de um metro de comprimento, envolvido por uma camada isolante descontínua (bainha de mielina), formada por células de Schwann. Sua função está relacionada à condução doestímulo nervoso.
Telodendros → ramificações situadas na região terminal de um axônio, aumentando a superfície de propagação de um impulso, permitindo intercâmbio com outro neurônio ou um órgão.
As informações são emitidas por estímulos através da captação pelos sentidos e órgãos, transferidos aos nervos até a medula espinhal ou o encéfalo. Sendo então o estímulo processado e enviadas asmensagem por conexões neuronais aos nervos e desse aos músculos ou gânglios, em resposta a alterações do meio externo ou interno.
Quando em repouso, o axônio encontra-se no estado polarizado, internamente contendo cargas negativas e externamente cargas positivas, apresentando assim um potencial de repouso.
Conforme o impulso é transmitido, percorrendo o axônio, as cargas por mecanismo de difusão...
tracking img