Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA AUTÔNOMO

Sistema nervoso autônomo é a parte do sistema nervoso que está relacionada ao controle da vida vegetativa, ou seja, controla funções como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura e digestão.
No entanto, ele não se restringe a isso. É também o principal responsável pelo controle automático do corpo frente às modificações do ambiente. Por exemplo, quando oindivíduo entra em uma sala com um ar-condicionado que lhe dá frio, o sistema nervoso autônomo começa a agir, tentando impedir uma queda de temperatura corporal. Dessa maneira, seus pelos se arrepiam (devido a contração do músculo pilo-eretor) e ele começa a tremer para gerar calor. Ao mesmo tempo ocorre vasoconstrição nas extremidades para impedir a dissipação do calor para o meio. Essas medidas,aliadas à sensação desagradável de frio, foram as principais responsáveis pela sobrevivência de espécies em condições que deveriam impedir o funcionamento de um organismo. Dessa maneira, pode-se perceber que o organismo possui um mecanismo que permite ajustes corporais, mantendo assim o equilíbrio do corpo: a homeostasia
Características funcionais
Alguns órgãos são duplamente inervados pelossistemas nervosos simpáticos e parassimpáticos - a exemplo das glândulas salivares, do coração, dos pulmões (músculo brônquico), das vísceras abdominais e pélvicas - enquanto outros órgãos só recebem inervação de um sistema. As glândulas sudoríparas, a medula suprarrenal, os músculos piloeretores e a maioria dos vasos sangüíneos são inervados apenas pelo sistema nervoso simpático. Por outro lado, oparênquima das glândulas paróditas, lacrimais e nasofaríngeas é inervado apenas por fibras parassimpáticas.[1]
Para compreender ou prever os efeitos de drogas autônomas sobre um órgão específico, é necessário conhecer não apenas como cada divisão do SNA afeta este órgão, mas também se o órgão possui inervação única ou dupla e, quando dupla, qual dos dois sistemas é predominante nesse órgão. Emcertas circunstâncias, um deles pode exercer influência; entretanto, é preciso assinalar que nenhum deles tem efeito dominante na atividade da inervação intrínseca dos vários tecidos
OS ATOS DOS REFLEXOS

Denomina-se reflexo ou ato reflexo a reação automática do organismo a um estímulo externo.
Seu funcionamento começa a partir dos neurônios sensitivos que percebem oestímulo vindo de fora e o conduz através dos nervos sensitivos até o encéfalo.
Chegando ao encéfalo, centro de todo o sistema nervoso, o estímulo entra em sinapses, que são encontros de neurônios pelas extremidades, atingindo o nervo motor que está fixado aos músculos, executando assim a ação.
Todo este caminho que o impulso nervoso percorre até o ato reflexo é chamado Arco Reflexo. Exemplos deReflexo:
* Piscar na presença de algum objeto perto dos olhos.
* Contrair a perna devido a uma batida no joelho.
* Retirar a mão de algo que machuque ou queime
* Espirrar e tossir
Reflexos Incondicionados
Os Reflexos Incondicionados ou congênitos estão presentes no corpo humano desde o nascimento. Acontecem na região do Sistema Nervoso Central ou na própria medula, devido a umestímulo incondicionado, que o ocasiona naturalmente.
Esses atos inatos possuem extrema importância na sobrevivência do indivíduo, devido a suas ligações com as funções vitais do organismo como a circulação, deglutição, excreção, respiração entre outros.
Além de serem importantes para a sobrevivência, os reflexos incondicionados permitem que o indivíduo se defenda de algo que o possa prejudicar. Comopor exemplo, o contato com algo quente ou fogo onde imediatamente acontece uma contração dos membros.
Exemplos de Reflexos Incondicionados:
* Em situações de choque a resposta imediata é o afastamento.
* Em situações de calor o organismo responde através da transpiração e suor.
* Ao ver um alimento saboroso ocorre a salivação.
* Situações de irritação nasal levando ao espirro....
tracking img