Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOLOGIA/ QUÍMICA
QUESTÃO 01 (UFMG)
Em 2009, a população de todos os continentes viu-se alarmada com a notícia de uma pandemia de gripe pelo vírus Influenza A (H1N1), que remeteu ao ocorrido entre 1918 e 1920, quando, devido à chamada Gripe Espanhola, morreram cerca de 50 milhões de pessoas. 1. Depois de certo tempo, a frequência de uma doença pandêmica vai diminuindo, até esta se tornar umaenfermidade rara. EXPLIQUE, do ponto de vista biológico, essa afirmativa. O número de pessoas imunizadas a partir do contato com o patógeno aumenta ao longo do tempo. Diante disso, ocorre redução da replicação e transmissão dos vírus. 2. CITE dois mecanismos genéticos que permitem o aparecimento de novos subtipos virais, de maior letalidade. Mecanismo 1: Mutação. Mecanismo 2: Recombinação. 3.EXPLIQUE como o vírus Influenza A, cujo material genético é RNA, é capaz de se multiplicar numa célula infectada. Dentro da célula hospedeira são sintetizadas moléculas de RNA complementares as moléculas de RNA dos vírus. As moléculas de RNA sintetizadas são traduzidas e servem como molde para a síntese de novas moléculas de RNA virais.

Questão resolvida no curso de segunda etapa (UFMG - MEDICINA)do Al-kimiya QUESTÃO I (Al-kimiya) Também conhecida como gripe, a influenza é uma infecção viral do sistema respiratório. A fim de evitar complicações decorrentes da doença o Ministério da Saúde promove campanhas anuais. Com base nas informações anteriores e em outros conhecimentos sobre o assunto, responda:

1. EXPLIQUE, em termos de saúde pública, o fato das campanhas de vacinação terem osidosos como público alvo. 2. EXPLIQUE porque uma campanha de vacinação destinada aos idosos pode beneficiar pessoas de outras faixas etárias.

3. EXPLIQUE porque a vacinação contra a gripe é anual ao passo que para outras doenças basta uma dose de vacina para desenvolver imunidade. 4. Leia a notícia a seguir: Gripe suína adia volta às aulas em escolas e universidades em São Paulo Escolas dasredes municipais e estaduais de São Paulo, além das três universidades paulistas - USP, Unesp e Unicamp - decidiram adiar a volta às aulas para o dia 17 de agosto para evitar contaminações pela gripe suína, como é chamada a gripe A (H1N1). "Temos a esperança que com a chegada do calor, a partir de 15 de agosto, diminuam os casos de gripe", afirmou o secretário estadual da Saúde, Luiz RobertoBarata. Fonte: www1.folha.uol.com.br A) APRESENTE dois argumentos favoráveis, em termos de saúde pública, ao adiamento das aulas nas escolas e universidade. B) JUSTIFIQUE porque o secretário estadual de saúde tem esperança de que a chegada do “calor” promova a diminuição do número de casos da doença. C) Evitar a ingestão de carne de porco é uma medida preventiva para a “gripe suína”? JUSTIFIQUE suaresposta.

QUESTÃO 02 (UFMG)
O receptor de citocina, na superfície de células humanas, é codificado pelo gene CCR5. O vírus HIV, que causa a AIDS, usa esse receptor para entrar nos linfócitos CD4. Indivíduos homozigotos para o alelo ∆CCR5 não expressam esse receptor e, portanto, quando expostos ao vírus HIV, não desenvolvem AIDS. 1. Com base nessas informações e em outros conhecimentos sobre oassunto,

A) CONSTRUA um heredograma que ilustre a transmissão do gene CCR5 em uma família cujos membros tenham sido expostos ao vírus HIV. Para tanto, além de usar os símbolos convencionais - incluindo a legenda - para esse tipo de representação, satisfaça a todas as seguintes condições: • Seis indivíduos devem ser representados em duas gerações. • Os indivíduos I.1, I.2 e II.4 são portadores dovírus HIV. • Os indivíduos II.1, II.2 e II.3 não são portadores do vírus HIV. • O indivíduo II.1 não tem parentesco biológico com os demais indivíduos representados no heredograma.

B) Técnicas de diagnóstico molecular permitem identificar os alelos CCR5 e ∆CCR5. Assim, é possível genotipar indivíduos que desejam saber sua propensão a desenvolver AIDS, caso entrem em contato com o vírus. Ao...
tracking img