Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Neurónios
 
Os neurónios são considerados a unidade básica do sistema nervoso. Estas são as  verdadeiras células condutoras do tecido nervoso as responsáveis pela recepção e pela transmissão dosimpulsos nervosos sob a forma de sinais eléctricos.
Estas células não têm a capacidade de se regenarar.
 
Os neurónios são compostos pelo corpo celular ou Pericário , Dendrites e Axónios.
 
Pericário oucorpo celular: é nesta estrutura que se dá a sintese proteica, sendo também nesta aqui  que ocorre a convergencia das correntes eléctricas geradas na árvore dendrítica. Cada corpo celular neuronalcontém apenas um nucleo que se encontra no centro da célula. É também nesta estrutura que estão alojadas todas as funções celulares em geral.
Dendrites: São extensões citoplasmáticas  ouprolongamentos especializados em receber e transportar os estimulos das células sensoriais, dos axónios, e de outros neurónios. Possuem múltiplas ramificações e extremidades arborizadas, o que lhes dá acapacidade de receber multiploa estimulos de vários neurónios em simultaneo.
Axónios: são prolongamentos único (excepto nas células amácrinas da retina), de calibre constante ao longo da ramificação, variandosomente entre os neurónios. Normalmente existe apenas um unico axónio em cada neurónio. Os axónio têm como função  a condução dos impulsos eléctricos que partem do corpo celular para outrosneurónios, músculos, ou glândulas.
 
Fig-2  Estrutura de um neurónio.
 
Classificação dos neurónios:
Os neurónios podem ser divididos e classificados segundo algumas caracteristicas particulares como a formae a função.
 
Quanto à forma:
Multipolares: pertencem a esta classe a maior parte dos neuronios; ex.: neuronios motores.
Bipolares: em condições normais possuem um dendrito e um axônio; este tipo deneurónios pode ser encontrado na retina e mucosa olfativa.
Unipolares: sendo muito raros este tipo de neurónios possuem apenas um corpo celular e um prolongamento.
Pseudounipolares: aquando do...
tracking img