Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Nervoso Autônomo

O sistema Nervoso Autônomo (SNA) tem a tarefa de manter condições constantes no corpo, um processo conhecido como HOMEOSTASE, a maior parte da atividade do SNA é independente (autônoma) da mente consciente, por isso raramente percebemos seu funcionamento. O sistema nervoso autônomo controla o meio interno de nosso corpo, ou seja, as funções internas do organismo, comopor exemplo, a musculatura lisa da parte do estômago, íris dos olhos, etc. Muitas atividades do nosso corpo, como a digestão, excreção, circulação e respiração são exercidas involuntariamente, ou seja, independente da nossa vontade tanto imediata quanto duradoura. O SNA envia comandos, como sinais nervosos motores, para três destinos principais: os músculos lisos involuntários de muitos órgãos evasos sanguíneos; músculo cardíaco; e certas glândulas.
O SNA é dividido em dois grupos: Simpático (Formado por nervos que saem da região dorsal e lombar da medula espinhal) e Parassimpático (Formado por nervos provenientes da base do crânio e por nervos que saem da medula). De modo geral, esses dois sistemas têm funções contrárias (antagônicas). Um corrige os excessos do outro. Por exemplo, seo sistema simpático acelera demasiadamente as batidas do coração, o sistema parassimpático entra em ação, diminuindo o ritmo cardíaco. Se o sistema simpático acelera o trabalho do estômago e dos intestinos, o parassimpático entra em ação para diminuir as contrações desses órgãos.

Funções Simpáticas e Parassimpáticas
SNA Simpático é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, peloaumento da pressão sanguínea, pelo aumento da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo. (Ação e Tensão).
SNA Parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes, como a redução do ritmo cardíaco e da pressão sanguínea, entre outras. (Conservar energia).

ORGÃO Efeito da estimulação Simpática Efeito da estimulação parassimpática
Vaso sanguíneoperiférico Contrai Dilata
Musculatura lisa do tubo digestivo Relaxa Contrai
Musculatura da árvore respiratória Relaxa Contrai
Pupila Dilata Contrai
Glândulas digestivas Deprime Estimula
Coração Aumenta Frequência Frequência Diminui
Coronárias Vasodilatação Contrição
Intestinos Diminui o peristaltismo Aumenta o Peristaltismo
Bexiga Inibição Excitação
Pênis Ejaculação
Ereção
RimDiminuição produção de urina -







Resposta Voluntária:
Resposta a um estímulo que resulta de uma tomada de decisão pensada e refletida - depende da nossa vontade (por exemplo: escrever ou levar os alimentos à boca). O influxo nervoso origina-se nos Receptores e transmite-se até ao cérebro por via sensitiva. No cérebro a informação é interpretada, sendo enviado o influxo nervoso até ao(s)efetor (ES).
Resposta Involuntária:
Resposta automática e inconsciente do organismo a um dado estímulo - não depende da nossa vontade (exemplo: afastar a mão de uma chama ou levantar a perna quando se bate com um martelo na rótula).O receptor sensorial capta o estímulo que é conduzido ao longo de fibras sensitivas, até à medula espinhal.O influxo nervoso é conduzido pelas fibras motoras até aomúsculo efetor.







Neurônios



O Neurônio é a célula do sistema nervoso responsável pela condução do impulso nervoso na qual está localizada no cérebro.
Um Neurônio típico apresenta três partes distintas: Corpo celular, dentritos e axônio.
Corpo celular: O corpo celular dos neurônios está concentrado no sistema nervoso central e também em pequenas estruturas globosasespalhadas pelo corpo, os gânglios nervosos.
Dentritos: São prolongamentos finos e geralmente ramificados que conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular.
Axônio: O axônio é um prolongamento fino, geralmente mais longo que os dentritos, cuja função é transmitir para outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.
Os neurônios...
tracking img