Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema nervoso periférico

O sistema nervoso periférico, chamado simplesmente de SNP, é a parte do sistema nervoso que se encontra fora do sistema nervoso central (SNC). Segundo o Gray, (1858) é constituído por fibras (nervos), gânglios nervosos e órgãos terminais. Os nervos se dividem em três tipos:
* Nervos Sensitivos: são os nervos que tem o papel de transmitir os impulsos nervosos doórgão receptor até ao SNC;
* Nervos Motores: conduzem o impulso codificado no encéfalo (SNC), até ao órgão efetor;
* Nervos Mistos: tem o mesmo papel que os nervos sensitivos e motores ao mesmo tempo.
Os órgãos receptores são os órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e corpúsculos táteis) com conexões nervosas adaptada à transdução dos diferentes tipos de estímulos captados nomundo exterior (ver relação de receptores abaixo discriminados). Já os órgãos efetores são basicamente as glândulas e os músculos lisos e estriados.
Diferentemente do sistema nervoso central, o sistema nervoso periférico não se encontra protegido pela barreira hematoencefálica.
É graças a este sistema que o cérebro e a medula espinhal recebem e enviam as informações permitindo-nos reagir àsdiferentes situações que têm origem no meio externo ou interno.
O sistema nervoso periférico, organiza-se em plexos e funções pode ser dividido em duas classes diferentes dependendo da origem ou terminação dos terminais nervosos que o constituem. Se os nervos começarem, ou acabarem, no encéfalo, temos aí os 'pares nervosos cranianos', mas se estes começarem na medula espinhal estamos perante 'paresnervosos raquidianos'. Quanto à funções pode-se distinguir o sistema nervoso autônomo e o somático / sensorial.

Particularidades da embriologia do SNP

É ectoderma que irá dar origem ao Sistema Nervoso.
O Tubo Neural dá origem ao Sistema Nervoso Central e a Crista Neural dá origem ao Sistema Nervoso Periférico.
O Sistema Nervoso Periférico constituí-se nervos e gânglios cranianos eespinhais, além de nervos viscerais e gânglios autônomos. Sua origem principal é a crista neural. Suas células sensitivas apresentam corpos celulares fora do SNC.
Todas as células sensoriais periféricas são bipolares, sendo que seus prolongamentos logo se unem formando, pois, um tipo de neurônio bipolar.
SNP–(sistema nervoso periférico).

• Sistema nervoso periférico.
È aquele que recebe asinformações dos órgãos sensórias, transmite essa informação para o SNC, e do SN manda a resposta para os órgãos efetores para os músculos e também para os órgãos.
Função.
← Função Sensitiva: os nervos sensitivos captam informações do meio interno e externo do corpo e as conduzem ao SNC;
← Função Integradora:a informação sensitiva trazida ao SNC é processada ou interpretada;
← Função Motora: os nervosmotores conduzem a informação do SNC em direção aos músculos e às glândulas do corpo, levando as informações do SNC.

O neurônio.
São células altamente excitáveis que se comunicam entre si ou com outras células efetuadoras, usando basicamente uma linguagem elétrica. Um neurônio típico apresenta três partes distintas: corpo celular, dentritose axônio.
Sinapse.
Patologias que acometem o SNPNeuropatia periférica refere-se a um dano no sistema nervoso periférico, ou seja, uma vasta rede de nervos que transmite informações do encéfalo e medula (sistema nervoso central) para o resto do corpo. Nervos periféricos também trazem informação quanto a sensibilidade para o sistema nervoso central, por exemplo, quão frios estão os pés ou se um dedo está queimando. Qualquer dano ao sistema nervosoperiférico interfere com essas conexões vitais. Tal qual uma estática numa ligação telefônica, a neuropatia periférica distorce e algumas vezes até interrompe as mensagens trocadas entre sistema nervoso central e a periferia do organismo.
Como cada nervo tem uma função altamente especializada em cada lugar do corpo, um vasta gama de sintomas podem ocorrer quando os nervos são atingidos....
tracking img