Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Nervoso

1-Quais são as principais divisões anatômicas do Sistema Nervoso, de que são formados e quais suas funções?
O Sistema Nervoso é dividido em dois: o sistema nervoso central formado pelo encéfalo e pela medula e o sistema periférico formada por rede ramificada de nervos. O encéfalo é a principal área integradora do sistema nervoso – o local onde são armazenadas as memórias,onde são elaborados os pensamentos, onde são geradas as emoções e outras funções relacionadas ao nosso psiquismo e ao complexo controle de nosso corpo, são executadas. A medula espinhal além de servir como condutor para muitas vias nervosas, que vão para ou que vêm do cérebro, ela serve como área integradora para a coordenação de muitas atividades neurais subconscientes, como por exemplo, aretirada reflexa de parte do corpo do campo de ação de um estímulo doloroso, o enrijecimento reflexo em extensão da perna em pessoa que fica de pé e, até mesmo, de movimentos grosseiros de marcha. Já o sistema nervoso periférico está relacionado com as funções de transmissão de informações sensoriais para a medula espinhal e para o encéfalo e para a transmissão de sinais originados do sistemanervoso central de volta para a periferia.


2-Cite os principais componentes de um neurônio do encéfalo ou da medula espinhal, defina-os e apresente suas funções
Corpo celular: é a região de onde se diferenciam todas as outras partes do neurônio e é responsável pela maior parte da nutrição e é necessário para a continuidade da vida de todo o neurônio.Dendritos: são prolongamentos múltiplos e ramificados, com origem no corpo celular. Constituem as partes receptoras principais do neurônio. Isto é, a maior parte dos sinais que devem ser transmitidos ao neurônio chega a ele por meio dos dendritos, embora alguns sinais cheguem diretamente pelasuperfície do corpo celular. Os dendritos de cada neurônio, em geral, recebem sinais de muitos milhares de pontos de contato com outros neurônios, as sinapses. Axônio: é a parte do neurônio que é chamada de fibra nervosa. Tem a função detransmitir os sinais neurais para a célula seguinte no cérebro ou na medula espinhal, ou para músculos e glândulas nas regiões periféricas no corpo. Terminais Axônicos e Sinapses: próximos a seus términos, todos os axônios ramificam-se extensamente, com o número totaldessas ramificações, podendo atingir aos milhares. Na extremidade de cada uma dessas ramificações existe uma terminação neural especializada que, no sistema nervoso central, é chamada de pé ou botão sináptico. Por sua vez esse botão sináptico fica situado sobre a superfície da membrana de um dendrito ou do corpo celular de outro neurônio. Esse ponto de contato entre o botão sináptico e a membrananeuronal é a sinapse e é através das sinapses que os sinais são transmitidos de um neurônio a outro.


3- O plano funcional do Sistema Nervoso é formado por quais sistemas?
Sistema Sensorial que transmite informações sensoriais de toda a superfície e das estruturas profundas do corpo, para o sistema nervoso, por meio dos nervos espinhais e cranianos. Essa informação é conduzida para todosos níveis da medula espinhal e para o tronco cerebral, formado pelo bulbo, pela protuberância e pelo mesencéfalo, e para as regiões mais altas do cérebro, inclusive o tálamo e o córtex cerebral. Em seguida, esses sinais são transmitidos, por vias secundárias, a praticamente todas as outras regiões do sistema nervoso, onde vai ocorrer a análise e o processamento da informação sensorial....
tracking img