Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
CONCEITOS, DEFINIÇÕES, DIVISÕES, ESTRUTURAS E FUNÇÕES.

Sistema Nervoso Central consiste em todos os tecidos nervosos que se localizam no esqueleto axial. É constituído pelo Encéfalo e pela Medula Espinhal, formando o neuro-eixo. O Encéfalo situa-se na cavidade craniana e a Medula Espinhal preenche o canal vertebral, formado pela sobreposição das vértebras da coluna.SEGMENTAÇÃO

No SNC, existem as chamadas substâncias branca e cinzenta. A substância cinzenta é formada pelos corpos de neurônios e é mais externa. Já a substância branca é formada pelos prolongamentos (axônios) e ocorre mais internamente.
Os neurônios recebem as informações provenientes de estímulos através dos dentritos localizados no corpo. Estas informações são passadas aos demaisneurônios através dos axônios. No momento em que esta informação está sendo transferida do axônio de um neurônio para os dentritos de outro neurônio, têm-se as chamadas sinápses nervosas. Esta organização na transmissão de sinapses explica o fato de a substância cinzenta ser mais externa e a substância branca mais interna, uma vez que estas informações partem da periferia em direção ao centro deprocessamento, tendo em vista a função primordial do Sistema Nervoso de relacionar o animal com o ambiente, realizando ajustes necessários à sobrevivência.

MENINGES E LÍQUOR

Os órgãos do SNC são protegidos por estruturas esqueléticas (crânio e coluna vertebral) e por membranas denominadas meninges, que estão sob a proteção esquelética, entre os órgãos e os ossos.
A Dura-máter é a camada de meningemais externa, muito inervada e vascularizada. No Encéfalo, consiste em dois folhetos (interno e externo). O externo está ligado aos ossos cranianos e não possui ação osteogênica, o que torna impossível a consolidação de fraturas ósseas, para que o calo ósseo na superfície interna do crânio não “irrite” o tecido nervoso. Já na Medula Espinhal, é constituída por apenas um folheto. Por ser ricamenteinervada, é responsável por toda a sensibilidade intracraniana, já que o encéfalo não possui terminações nervosas sensitivas.
A Aracnóide é a camada média de meninges, uma membrana muito fina e delicada que se separa da Dura-máter pelo espaço subdural. Este espaço contém líquido específico para lubrificação, impedindo o atrito entre as duas membranas. Separa-se da Pia-máter pelo espaçosubaracnoideo, que contém líquor, havendo ampla comunição dos espaços subaracnóideos do encéfalo e da Medula espinhal.
Já a Pia-máter constitui a camada mais interna de todas, intimamente aderida à superfície do Encéfalo e da Medula espinhal, acompanhando seus relevos e depressões, descendo até o fundo dos sulcos cerebrais. É o que confere resistência aos órgãos nervosos, pois o tecido nervoso é deconsistência muito mole. A Pia-máter acompanha os vasos que penetram no tecido nervoso, a partir do espaço subaracnoideo, formando espaços perivasculares, contendo líquor.
O líquor forma uma espécie de “bolsa” protetora em torno dos vasos, amortecendo o efeito da pulsação arterial nos tecidos vizinho. É aquoso e ocupa os espaços subaracnóideos e os ventrículos do encéfalo, com função primordial deproteção do SNC, que fica “submerso” nesta bolsa, o que confere leveza aos órgãos em questão. Desta forma, qualquer impacto se distribui de igual modo a todos os pontos, evitando o “choque” contra estruturas ósseas.
O maior volume de líquor circulante pelo SNC provém dos ventrículos laterais. Destes, o líquor passa ao terceiro e quarto ventrículo, respectivamente, através de aquedutos, e posteriormenteganha o espaço subaracnoideo, descendo em direção caudal e sendo reabsorvido pelo sangue.

ENCÉFALO
CÉREBRO, CEREBELO E TRONCO.

CÉREBRO
O cérebro é composto pelo telencéfalo e pelo diencéfalo. É o órgão que sedia a sensibilidade consciente, mobilidade voluntária e inteligência. Consiste na porção mais desenvolvida, mais complexa e mais importante de todo o encéfalo.
O Telencéfalo...
tracking img