Sistema nervoso periferico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Nervoso Periférico
Introdução
* O sistema nervoso periférico, é a parte do sistema nervoso que se encontra fora do sistema nervoso central (SNC). É constituído por fibras (nervos), gânglios nervosos e órgãos terminais. Sua origem principal é a crista neural. Sua função é conectar o sistema nervoso central às diversas partes do corpo humano.
Crista Neural: um grupo de célulasembrionárias, derivadas do revestimento do tubo neural, que originam outros tipos de células adultas, como neurônios e célula da glia, osteócitos, melanócitos e células do músculo liso. É um componente da ectoderme e localiza-se entre o tubo neural e a epiderme do embrião.
- NERVOS : são feixes de fibras nervosas revestidos por uma capa de tecido conjuntivo. Nos nervos há vasos sanguíneos, que sãoresponsáveis pela nutrição das fibras nervosas. As fibras que estão presentes nos nervos podem ser tanto dentritos como axônios que conduzem impulsos nervosos das diversas regiões do corpo ao sistema nervoso central e vice-versa. Os Nervos se dividem em três tipos:
I- Nervos Sensitivos: contem fibras sensitivas, que conduzem impulsos dos orgão sensitivos para o sistema nervoso central;II- Nervos Motores: contem somente fibras motoras, que conduzem impulsos codificados no encéfalo (SNC), até os órgãos efetores (músculos ou glândulas);
III- Nervos Mistos: contem tanto fibras sensitivas quanto motoras ,tem o mesmo papel que os nervos sensitivos e motores ao mesmo tempo.
Os órgãos receptores são os órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e corpúsculos táteis)com conexões nervosas adaptada à transdução dos diferentes tipos de estímulos captados no mundo exterior . Já os órgãos efetores são basicamente as glândulas e os músculos lisos e estriados.
- GÂNGLIOS NERVOSOS: são aglomerados de corpos celulares de  neurônios localizados fora do sistema nervoso central. Os gânglios aparecem como pequenas dilatações em certos nervos. Nervos sensitivos, motorese mistos
- ORGÃO RECEPTORES: são os órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e corpúsculos táteis) com conexões nervosas adaptada à transdução dos diferentes tipos de estímulos captados no mundo exterior . Já os órgãos efetores são basicamente as glândulas e os músculos lisos e estriados.
O sistema nervoso periférico não se encontra protegido pela barreira hematoencefálica. Atravésdeste sistema que o cérebro e a medula espinhal recebem e enviam as informações permitindo-nos reagir às diferentes situações que têm origem no meio externo ou interno. Ele organiza-se em plexos e funções pode ser dividido em duas classes diferentes dependendo da origem ou terminação dos terminais nervosos que o constituem. Se os nervos começarem, ou acabarem, no encéfalo, temos os paresnervosos cranianos', mas se começarem na medula espinhal temos os pares nervosos raquidianos. Temos ao todo doze pares de nervos cranianos, que são responsáveis pela intervenção dos órgãos do sentido, dos músculos e glândulas da cabeça, e também de alguns órgãos internos.
Nervos espinais ou raquidianos
Dispõem-se em pares ao longo da medula, um par por vértebra. Cada nervo do par liga-selateralmente à medula por meio de duas "raízes", uma localizada em posição mais dorsal e outra em posição mais ventral.
A raiz dorsal de um nervo espinal é formada por fibras sensitivas e a raiz ventral, por fibras motoras.
Gânglios espinais
Na raiz dorsal de cada nervo espinal existe um gânglio, o gânglio espinal, onde se localizam os corpos celulares dos neurônios sensitivos. Já os corpos celularesdos neurônios motores localizam-se dentro da medula, na substância cinzenta. Os nervos espinais ramificam-se perto da medula e os diferentes ramos inervam os músculos, a pele e as vísceras.
Fisiologia do sistema nervoso
Funções do encéfalo
As informações vindas das diversas partes do corpo chegam até as partes específicas do encéfalo, chamadas de centros nervosos, onde são integradas para...
tracking img