Sistema nervoso periferico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1
INTRODUÇÃO SNP

O sistema nervoso periférico é formado pelos nervos, dos axônios (fibras motoras) ou dos dendritos (fibras sensitivas). São as fibras nervosas  que fazem a ligação dos diversostecidos do organismo. É composto  nervos espinhais e cranianos. Os nervos espinhais se originam na medula e os cranianos no encéfalo.
Para a percepção da sensibilidade, na extremidade de cada fibrasensitiva há um dispositivo captador que é denominado receptor e uma expansão que a coloca em relação com o elemento que reage ao impulso motor, este elemento na grande maioria dos casos é uma fibramuscular podendo ser também uma célula glandular. A estes elementos dá-se o nome de efetor.
Portanto, o sistema nervoso periférico é constituído por fibras que ligam o sistema nervoso central aoreceptor, no caso da transmissão de impulsos sensitivos; ou ao efetor, quando o impulso é motor.
As fibras que constituem os nervos são em geral mielínicas com neurilema. São três as bainhas conjuntivas queentram na constituição de um nervo: epineuro (envolve todo o nervo e emite septos para seu interior), perineuro (envolve os feixes de fibras nervosas), endoneuro (trama delicada de tecido conjuntivofrouxo que envolve cada fibra nervosa). As bainhas conjuntivas conferem grande resistência aos nervos sendo mais espessas nos nervos superficiais, pois estes são mais expostos aos traumatismos.3
Patologias do Sistema Nervoso Periférico

Existe uma divisão do Sistema Nervoso em SNC e SNP. Existem, portanto, acometimentos predominantemente centrais, predominantemente periféricos ou queenvolva ambas as partes.
Dentre os principais distúrbios ou traumas que podem acometer adultos e crianças destacam-se
Síndrome do Túnel do Carpo
Lesão de Plexo Braquial
Paralisia FacialPeriférica
Encefalopatia Crônica não-progressiva (Paralisia cerebral)
Mielomeningocele
Síndrome de Down ( acidente vascular encefálico AVE)
Traumatismo Cranio-encefalico (TCE)
Doença de Parkinson...
tracking img