Sistema nervoso central

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Nervoso Central
Reginaldo Greghi
Farmacologia II
Sistema Nervoso Central
É formado pelo encéfalo e pela medula espinhal, responsável por interpretar estímulos e gerar comandos.
- Encéfalo = cérebro, cerebelo e bulbo ;
- Medula espinhal
Sistema Nervoso Central
Todos esses órgãos são formados por uma substância cinzenta e uma substância branca. A substância cinzentaproduz ou recebe os estímulos nervosos, enquanto a substância branca é responsável pela transmissão dos estímulos nervosos do sistema nervoso para os órgãos e vice-versa.
Sistema Nervoso Central
As principais funções do Sistema Nervoso Central são:
* Reunir e processar informações sobre o ambiente a partir do SNP;
* Organizar respostas reflexas e outras respostas comportamentais;
*Planejar e executar movimentos voluntários.
Sistema Nervoso Central
Neurônio
O neurônio é a unidade funcional do sistema nervoso. Os neurônios comunicam-se através de sinapses; por eles propagam-se os impulsos nervosos. Anatomicamente o neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio. A transmissão ocorre apenas no sentido do dendrito ao axônio.
Neurônio
Neurotransmissores
sãosubstâncias químicas produzidas pelos neurônios, as células nervosas. Por meio delas, podem enviar informações a outras células. Podem também estimular a continuidade de um impulso ou efetuar a reação final no órgão ou músculo alvo. Quimicamente, os neurotransmissores são moléculas relativamente pequenas e simples. Diferentes tipos de células secretam diferentes neurotransmisores. Cada substânciaquímica cerebral funciona em áreas bastante espalhadas mas muito específicas do cérebro e podem ter efeitos diferentes dependendo do local de ativação.
Transmissão Sináptica
A transmissão sináptica refere-se à propagação dos impulsos nervosos de uma célula nervosa a outra. Isso ocorre em estruturas celulares especializadas, conhecidas como sinapses--- na qual o axônio de um neurôniopré-sináptico combina-se em algum local com o neurônio pós-sináptico. A ponta do axônio pré-sináptico, que se justapõe ao neurônio pós-sináptico, é aumentada e forma uma estrutura chamada de botão terminal . Um axônio pode fazer contato em qualquer lugar do segundo neurônio: nos dendritos (uma sinapse axo-dendrítica), no corpo celular (uma sinapse axo-somática) ou nos axônios (uma sinapse axo-axônica).
Osimpulsos nervosos são transmitidos nas sinapses através da liberação de substâncias químicas chamadas neurotransmissores. Quando um impulso nervoso, ou potencial de ação, alcança o fim de um axônio pré-sináptico, as moléculas dos neurotransmissores são liberadas no espaço sináptico. Os mecanismos pelo qual eles provocam respostas tanto nos neurônios pré-sinápticos e pós-sinápticos são tão diversoscomo os mecanismos empregados pelos receptores de fator de crescimento.
Tipos de Neurotransmissores
* Dopamina
* Noradrenalina
* Adrenalina
* Serotonina
* Gaba
* A acetilcolina
DOPAMINA
É um neurotransmissor, precursor natural da adrenalina e da noradrenalina.
Função: É estimulante do sistema nervoso central, atua no comportamento e a cognição, a atividademotora, a motivação e recompensa-a, a regulação da produção de leite, o sonho, o humor, a atenção, e a aprendizagem.
Mecanismo de ação: Estimula os receptores adrenérgicos do sistema nervoso simpático. Também atua sobre os receptores dopaminérgicos nos leitos vasculares renais, mesentéricos, coronarianos e intracerebrais, produzindo vasodilatação. Os efeitos são dependentes da dose.
NORADRENALINAÉ uma das monoaminas que mais influenciam o humor, ansiedade, sono e alimentação, junto com a Serotonina, Dopamina e Adrenalina. É sintetizada nas fibras nervosas.
Função: aumenta o influxo celular de cálcio e mantem a pressão sangüínea em níveis normais como também aumenta a Resistência Vascular Sistêmica, sem aumentar significantemente o débito cardíaco.
Mecanismo de ação: Suas...
tracking img