Sistema nervoso autonomo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (1000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercício de aprendizagem

1. Conceitue sistema nervoso autônomo.
Do ponto de vista funcional pode se dividir o sistema nervoso em SN somático e SN visceral. O SN somático é também denominadoSN da vida de relação ou seja, aquele que relaciona o organismo com o meio. Para isto, a parte aferente do SN somático conduz aos centros nervosos impulsos originados em receptores periféricos,informando a estes centros sobre o que se passa no meio ambiente. O SN visceral ou SN da vida vegetativa relaciona-se com a inervação das estruturas viscerais e é muito importante para a integração daatividade das vísceras no sentido da manutenção da constância do meio interno (homeostase). Assim como no SN somático, distigue-se no NS visceral uma parte aferente e outra eferente.

2. Cite ascaracterísticas gerais do sistema nervoso visceral aferente.
As fibras viscerais aferentes conduzem impulsos nervosos originados em receptores situados nas vísceras (visceroceptores). Em geral estas fibrasintegram nervos predominantemente viscerais, juntamente com as fibras do SN autônomo. Os impulsos nervosos aferentes viscerais, antes de penetrarem no SN central passam por gânglios sensitivos. Nocaso dos impulsos que penetram pelos nervos espinhais estes gânglios são os gânglios espinhais, não havendo, pois gânglios diferentes para as fibras viscerais e somáticas.

3. Cite as diferençasexistentes entre sistema nervoso eferente somático e eferente visceral.
Os impulsos nervosos que seguem pelo SN somático eferentes terminam em músculo estriado esquelético, enquanto os que seguem peloSN autônomo terminam em músculo estriado cardíaco, músculo liso ou glândula. Assim, o sistema nervoso eferente somático é voluntario, enquanto o SN autônomo é involuntário. Do ponto de vistaanatômico uma diferença muito importante diz respeito ao numero de neurônios que ligam o SN central (medula ou tronco encefálico) ao órgão efetuador (músculo ou glândula). Este número no SN somático é de...
tracking img