Sistema muscular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
DISCIPLINA: ANATOMIA
CARGA HORÁRIA: 60 HORAS
PROFESSORA:



SISTEMA MUSCULAR

Trabalho apresentado ao curso Técnico em Farmácia como pré-requisito para a disciplina de Anatomia.

PROFESSORA:

CAMPINA GRANDE - PB
Abril – 2013

1 INTRODUÇÃO

O tecido muscular tem origem mesodérmica, forma o sistema muscular, que é constituído de umaenorme variedade de músculos distribuídos por todo o corpo, com diversos tamanhos, formas e funções e representa 40-50% do peso corporal total de um individuo.
Formados por fibras e células, são estruturas individualizadas que se cruzam com uma ou mais articulações, capazes de transmitir-lhes movimento através de sua contração. Este movimento é efetuado por células especializadas, denominadas fibrasmusculares, cuja energia latente, é ou pode ser, controlada pelo sistema nervoso.
Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica. O músculo vivo apresenta coloração vermelha, o que denota a existência de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares. Essa coloração é proveniente de uma proteína chamada mioglobina, que é uma espécie de “parente” dahemoglobina das hemácias, apresentando um quarto do tamanho das hemácias e capaz de se combinar com o gás oxigênio, funcionando como um reservatório desse gás para as atividades musculares.
Além da mioglobinas, são observados alguns feixes, denominados de fibras musculares. Cada fibra muscular ou miócito é uma célula longa e fina, com muitos núcleos e com o citoplasma ocupado por filamentosmicroscópicos chamados miofibrilas, as quais permitem a contração muscular e, portanto, nossos movimentos.
Em geral, apresentam muitas propriedades, dentre as quais pode-se destacar, as funções de sustentação, locomoção, fornecimento de calor em homeotermos, pressão sanguínea (batimentos do coração), elasticidade, a capacidade de voltar ao seu tamanho inicial depois de uma contração ou um alongamento;extensibilidade, capacidade de ser estriado sem sofrer lesões e excitabilidade, capacidade de responder a estímulos através da produção de sinais elétricos, além de conferir forma ao corpo.
A propriedade de movimento envolve não só os movimentos visíveis como andar, mas também movimentos microscópicos, como os dos órgãos internos do corpo.

2 OBJETIVO

Abordar a morfologia e fisiologiado sistema muscular.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

É formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo. Existem cerca de 600 músculos no corpo humano, temos aproximadamente 112 músculos na região frontal e 100 na região dorsal, juntos eles representam de 40 a 50 % do peso total de uma pessoa.
Os músculos são capazes de se contrair e de se relaxar, gerando movimentos que nos permitem andar,correr, saltar e até mesmo de expressar sentimentos.

3.1 FUNÇÕES DOS MÚSCULOS
a) Produção dos movimentos corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr;
b) Estabilizações das posições corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar;
c) Regulação dos Volumes dos órgãos: Acontração sustenta das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco;
d) Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutor. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfae o retorno do sangue para o coração;
e) Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usada na manutenção da temperatura corporal.
3.2 GRUPOS MUSCULARES
a) Cabeça
b) pescoço
c) Tórax
d) Abdome
e) Região Posterior do Tronco
f) Membros Superiores
g) Membros Inferiores
h) Órgão dos Sentidos
i) Períneo
3.3...
tracking img