Sistema muscular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Kessya de Oliveira Espidola

Sistema Muscular

SISTEMA  MUSCULAR

1. Introdução:

Os músculos são órgãos ativos do movimento, formados por células especializadas em contração, movendo os segmentos do corpo por encurtamento e/ou alongamento da distância que existe entre suas extremidades fixadas (contração / relaxamento). Em geral, possuímos cerca de 501 músculos, sendo muitos osfatores que determinam essas variações,entre elas, os diferentes grupos raciais.Com relação à morfologia, tem-se o músculo estriado esquelético, o músculo estriado cardíaco e o músculo liso.

2. Componentes anatômicos de um músculo estriado esquelético

a) Ventre: porção contráctil do músculo, formado por fibras musculares,constituindo o corpo do músculo (porção carnosa).
b) Fáscia: sãobainhas de contenção elástica envolvendo cada ventre muscular.
c) Tendão: elementos de tecido conjuntivo, ricos em fibras colágenas que servem para a fixação do ventre em pontos específicos do osso ou cartilagens.
d) Aponeurose: estruturas formadas por tecido conjuntivo em forma de lâmina que fixa músculos numa região de ossos ou cartilagens

3. Origem eInserção

a) Origem: extremidade menos móvel e geralmente proximal.
b) Inserção: extremidade mais móvel e geralmente distal.

4. Classificação dos músculos

a) Quanto à origem: Bíceps,Tríceps e Quadríceps.
b) Quanto à inserção: Bicaudado e Policaudado
c) Quanto ao número de ventres: Digástrico e Poligástrico.
d) Quanto ao arranjo das fibras e a forma:
e) Fibras Paralelas – longos/curtos/fusiformes/leque
f)Fibras Obliquas – uni penados/bi penados
g) Quanto à ação: flexores, extensores, adutores, abdutores, rotadores, elevadores, depressores, supina dores, pronadores, entre outros...
h) Quanto à classificação funcional: agonistas, Antagonistas, sinergistas, posturas ou fixadores.Conceito de Músculos:

São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica.
Omúsculo vivo é de cor vermelha. Essa coloração denota a existência de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares.
Os músculos representam 40-50% do peso corporal total.


Funções dos Músculos:

Produção dos movimentos corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr.

Estabilização das Posições Corporais: A contração dos músculos esqueléticosestabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.

Regulação do Volume dos Órgãos: A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco.

Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sanguíneos regulam a intensidade dofluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração.

Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.

Grupos Musculares:

Em número de...
tracking img