Sistema muscular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MUSCULOS DO BRAÇO E ANTEBRAÇO

Trabalho apresentado à Faculdade de Ciências biomédicas para o seminário, da Disciplina de Anatomia Humana, do 1º semestre do curso de biomedicina.

Professor: Dº Marcus N. Ottoni

CARIACICA
2011

RESUMO
MUSCULOS DO BRAÇO

Os músculos do braço exercem função contraria, atuam e dão movimento ao antebraço. São divididos em dois grupos: extensores na visãoposterior e flexores na visão anterior.
Os músculos do braço flexores são: o bíceps braquial o maior músculo dessa região, o coracobraquial e braquial, são menores e mais profundos. Dos músculos posteriores o maior é tríceps que possui três cabeças: longa, lateral e medial.

MUSCULOS DO ANTEBRAÇO

Podem ser diferenciados dividindo-os em três grupos: um grupo anterior, um grupo lateral e, umgrupo posterior.
Os músculos anteriores fazem flexão da mão e dos dedos. São eles: Pronador Redondo, Flexor Radial do Carpo, Palmar longo, Flexor Ulnar do Carpo, Flexor Comum Superficial dos dedos, flexor Comum profundo dos dedos, Flexor longo do polegar, Pronador Quadrado.
Os músculos da região laterais são o músculo braquiorradial, ( dobra o antebraço) e os extensores radiais do carpo (longoe curto) que estende a mão.
Os músculos posteriores estendem a mão e os dedos. São eles: Extensor Comum dos Dedos, Extensor Próprio do 5º Dedo, Extensor Ulnar do Carpo, ancôneo, abdutor longo do Polegar, Extensor Curto do Polegar, Extensor Longo do Polegar e o Extensor Próprio do 2º Dedo.

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 1
2 - MÚSCULOS DO BRAÇO 2
3 - MÚSCULOS DO ANTEBRAÇO 33.2 - MÚSCULOS FLEXORES (Região anterior) 4
3.2.1 - 1ª CAMADA 4
3.2.2 - 2ª CAMADA 5
3.2.3 - 3ª CAMADA 6
3.2.4 - 4ª CAMADA 7
3.3 - REGIÃO LATERAL 7
3.4 - MÚSCULOS EXTENSORES (Região Posterior) 9
3.4.1 – CAMADA SUPERFICIAL 9
3.4.2 - CAMADA PROFUNDA: 11
4-REFERENCIAS.............................................................................................................................13

1- INTRODUÇÃO
O sistema muscular do braço e antebraço é formado por músculos flexores e extensores, abdutores, adutores, pronadores e etc.
Eles atuam no funcionamento de todo movimento do membro superior, junto com ossos, nervos e articulações.
Após suas localizações, suas funcionalidades, ligação com outros sistemas e sua importância no movimento do membro superior.2- MÚSCULOS DO BRAÇO

Vão fazer flexão e extensão do antebraço. Os músculos anteriores são flexores e os
posteriores são extensores.
Bíceps braquial: É o mais superficial. Tem 2 cabeças: a longa que é lateral e a curta que é medial. A longa se origina no tubérculo supra-glenoidal, a curta se origina no processo coracóide. Vai se inserir na tuberosidade do rádio e na fascia do braço. Asua função é dobrar o antebraço sobre o braço; quando se contrai forma uma proeminência característica. Durante a flexão do antebraço, o seu tendão faz saliência na prega do cotovelo.


Braquial: Mais importante flexor do antebraço. Fica posterior ao bíceps. Origina-se na parte média do corpo do úmero e vai se fixar na tuberosidade da ulna.


Coracobraquial: Fica em baixo do bíceps e aolado do braquial (medial a ele). É um pequeno músculo, mais profundo que se origina no processo coracóide e se fixa no corpo do úmero. Ele abaixa o ombro, leva o braço para cima e para dentro.

Tríceps braquial: Na região posterior é o maior e mais importante. Tem 3 cabeças: a longa, a lateral e a medial, elas se reúnem em um grande ventre que constitui, praticamente, toda parte posterior dobraço e, vai inserir-se, por um tendão, no olecrano do ulna. Faz extensão do antebraço.

1 - MÚSCULO DO ANTEBRAÇO

Podem ser divididos em dois grandes grupos: os da região anterior e os da região posterior do antebraço. Os da região anterior são flexores do carpo, os da  posterior são extensores do carpo. Os músculos anteriores, em sua maioria se originam do epicôndilo medial. Os posteriores,...
tracking img