Sistema muscular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Muscular
Os músculos esqueléticos ou músculos estriados, já que apresentam estriações em suas fibras. São os responsáveis pelos movimentos voluntários; estes músculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, com a pele e o esqueleto, para formar o invólucro exterior do corpo.
A maioria dos músculos está presa ao esqueleto, junto à articulações, abrindo-as efechando-as. Nas articulações, esses músculos são presos a ossos por meio de tendões, que são cordões de tecido conjuntivo. Quando os tendões são chatos e largos, e não possuem a forma de cordão, recebem o nome de aponeuroses (ou aponevroses).
Os músculos constituem aquilo que vulgarmente se chama a "carne". São formados por células bastante compridas e polinucleadas, com núcleos localizados sob osarcolema. Geralmente, estão cercadas de tecido conjuntivo, que une umas as outras e transmitem a força produzida pelos músculos aos ossos, ligamentos e outros órgãos executores de movimento. Os músculos do membro superior são divididos em quatro segmentos: Ombro, Braço, Antebraço e a Mão.
Tecido conjuntivo
O tecido conjuntivo ou tecido conectivo é amplamente distribuído pelo nosso corpo. A principalfunção do tecido conjuntivo é o preenchimento dos espaços intracelulares do corpo e fazer a ligação de órgãos e de tecidos diversos e entre outros, como, preenchimento, sustentação, transporte e defesa.

a) Ventre Muscular é a porção contrátil do músculo, constituída por fibras musculares que se contraem. Constitui o corpo do músculo (porção carnosa).
b) Tendão é um elemento de tecidoconjuntivo, ricos em fibras colágenas e que serve para fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares. Possuem aspecto morfológico de fitas ou de cilindros.

Sistema Nervoso
• O SNP (sistema nervoso periférico) é anatômica e operacionalmente contínuo com o SNC (sistema nervoso central). Suas fibras aferentes (sensoriais) conduzem impulsos nervosos dos órgãos do sentido(ex. olhos) e dos receptores sensoriais (ex. na pele) para o SNC. Suas fibras eferentes (motoras) conduzem impulsos neurais do SNC para os órgãos efetores (músculos e glândulas).
• É formado por fibras nervosas e corpos celulares fora do SNC que conduzem impulsos que chegam e saem da parte central do sistema nervoso.
• É organizado em nervos que une a parte central às estruturas periféricas.
• Umnervo periférico é organizado de forma semelhante a um cabo telefônico: os axônios assemelham-se a fios individuais isolados pelo neurolema e endoneuro; os fios isolados são reunidos pelo perineuro, e os feixes são circundados pelo epineuro que forma o revestimento externo do cabo.
• Um conjunto de corpos de células nervosas fora do SNC é um gânglio. Existem gânglios motores (vicerais) esensoriais.
• Tipos de nervos periféricos:
o Nervos cranianos: saem da cavidade craniana através de forames (aberturas) no crânio. São 12 pares de nervos.
o Nervos espinhais: saem da coluna vertebral através de forâmes intervertebrais. São 31 pares de nervos.
• É importante diferenciar fibra nervosa de nervo:
o Fibra nervosa periférica: é formada por um axônio, seu neurolema (formado por célulasSchwann), e o tecido conjuntivo endoneural circundante.
o Nervo periférico: consiste em um feixe de fibras nervosas periféricas (ou um ''feixe de fibras reunidas'', ou fascículos, no caso de um nervo maior), um tecido conjuntivo de revestimento, e de vasos sanguíneos (vasa nervorum)
Os nervos periféricos são muito fortes e elásticos porque as fibras nervosas são sustentadas e protegidas por trêsrevestimentos de tecido conjuntivo:
o Endoneuro: tecido conjuntivo delicado que circunda imediatamente as células do neurolema e axônios.
o Perineuro: uma camada de tecido conjuntivo denso que envolve um fascículo de fibras nervosas periféricas.
o Epineuro: uma bainha de tecido conjuntivo espesso que circunda e encerra um feixe de fascículos, formando o revestimento mais externo do nervo;...
tracking img