Sistema muscular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E.E.F.M. SÃO LUIZ

ASSUNTO: Sistema Muscular

PORTO VELHO-28-04-2012

E.E.E.F.M. SÃO LUIZ

Por:
Auricélia Costa
Kelly Costa Lima
Maria
Francisco
Nei

Trabalho apresentado como nota parcial na Disciplina: ED.Física, ministrado pelo Professor: Elson Araujo no primeiro bimestre de 2012.PORTO VELHO-RO-28-04-201

INTRODUÇÃO
O sistema muscular é de extrema importância para o funcionamento do corpo humano. Usamos os músculos do corpo constantemente de forma voluntária (ao levantar um objeto, por exemplo) e involuntária (batimentos do coração e movimentos peristálticos). 
Principais componentes 
- Tecido muscular esquelético ou estriado (aquele que é fixado aosossos do corpo)
- Tecido muscular liso ou não estriado (encontram-se na parede de órgãos como a bexiga, útero, intestino e vasos sanguíneos)
- Tecido muscular cardíaco (do coração)
Principais funções
- Participação na realização de movimentos pelo corpo;
- Manutenção da postura corporal;
- Produção de calor;
- Participação nos movimentos peristálticos (caso dos músculos lisos).

SistemaMuscular

O tecido muscular é de origem mesodérmica, sendo caracterizado pela propriedade de contração e distensão de suas células, o que determina a movimentação dos membros e das vísceras. Há basicamente três tipos de tecido muscular: liso, estriado esquelético e estriado cardíaco.
Músculo liso: o músculo involuntário localiza-se na pele, órgãos internos, aparelho reprodutor, grandes vasossanguíneos e aparelho excretor. O estímulo para a contração dos músculos lisos é mediado pelo sistema nervoso vegetativo.
Músculo estriado esquelético: é inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se músculo voluntário. As contrações do músculo esquelético permitem os movimentos dos diversos ossos e cartilagens do esqueleto.
Músculo cardíaco:este tipo de tecido muscular forma a maior parte do coração dos vertebrados. O músculo cardíaco carece de controle voluntário. É inervado pelo sistema nervoso vegetativo.

Estriado esquelético
Miócitos longos, multinucleados (núcleos periféricos).
Mio filamentos organiza-se em estrias longitudinais e transversais.
Contração rápida e voluntária

Estriado cardíaco
Miócitos estriados com umou dois núcleos centrais.
Células alongadas, irregularmente ramificadas, que se unem por estruturas especiais: discos intercalares. 
Contração involuntária, vigorosa e rítmica.

Liso
Miócitos alongados, mononucleados e sem estrias transversais. 
Contração involuntária e lenta.

Musculatura Esquelética

O sistema muscular esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo,formando o que se chama popularmente de carne. Essa musculatura recobre totalmente o esqueleto e está presa aos ossos, sendo responsável pela movimentação corporal.
Os músculos esqueléticos estão revestidos por uma lâmina delgada de tecido conjuntivo, o perimísio, que manda septos para o interior do músculo, septos dos quais se derivam divisões sempre mais delgadas. O músculo fica assim dividido emfeixes (primários, secundários, terciários). O revestimento dos feixes menores (primários), chamado endomísio, manda para o interior do músculo membranas delgadíssima que envolve cada uma das fibras musculares. A fibra muscular é uma célula cilíndrica ou prismática, longa, de 3 a 12 centímetros; o seu diâmetro é infinitamente menor, variando de 20 a 100 micra (milésimos de milímetro), tendo um aspectode filamento fusiforme. No seu interior notam-se muitos núcleos, de modo que se tem a ideia de ser a fibra constituída por várias células que perderam a seus limites, fundindo-se umas com as outras.  Dessa forma, podemos dizer que um músculo esquelético é um pacote formado por longas fibras, que percorrem o músculo de ponta a ponta.
No citoplasma da fibra muscular esquelética há muito mio...
tracking img